Natal: sinônimo de confraternização e período de boas vendas

  • Folha do Oeste -

 Época de Natal. Celebração da vida e encontros familiares. Ainda há os que pensam assim, mas para uma parcela cada vez maior da população, o Natal está se tornando uma data que instiga o consumismo e o desejo de compra. É nesse período que empresários de variados segmentos esfregam as mãos e esperam, por meio de variadas estratégias de marketing, para encher os bolsos. Afinal, todos nós sabemos que o faturamento do comércio no Natal é de longe o mais expressivo do que de qualquer outra data do ano.
Instigados pelas estratégias de vendas e a exemplo do bom velinho Noel, inspirado na figura de São Nicolau, que presenteava pessoas carentes e pobres, praticamente todos nós somos coagidos a comprar presentes e assessórios para distribuir entre familiares e amigos. Por isso, dizer que o Natal, além de ser uma comemoração cristã, é sinônimo de confraternização familiar e período de boas vendas já são ideias cada vez mais atreladas ao senso comum. No entanto, existem segmentos que apesar de comemorarem o Natal não tem faturamento redobrado ou triplicado, é o caso, por exemplo, das cooperativas de crédito, onde o Natal não representa diretamente uma garantia de maiores retornos.
Em São Miguel do Oeste, o gerente de comunicação do Sicoob São Miguel, Blásio Spaniol, comenta que a cooperativa não tem nenhuma campanha dirigida especificamente para a data natalina. ?Nós não investimos em um marketing pensando nessa época, por não termos nenhum serviço ou produto. Como uma cooperativa de crédito, prestamos serviços de sistema financeiro?, diz.

Diferentemente do que ocorre com o comércio, de uma forma geral, para alguns segmentos mercadológicos o Natal não chega a influenciar no faturamento, mas nem por isso deixa de ser usado como estratégia mercadologica

Apesar disso, ele comenta que esse é um período especial para todas as pessoas da região. ?Pelos costumes adquiridos ao longo dos anos, essa é uma época onde todo mundo se refere às comemorações e celebrações em família?. Por esse motivo o Sicoob não abre mão do marketing, mas trabalha com um foco diferenciado. ?Como cooperativa brindamos algumas pessoas e parceiros, lembramos de visitar nessa época entidades que tem afinidade com nosso trabalho?, comenta.
Contudo, a confraternização entre colaboradores, a montagem da árvore natalina e a preparação do presépio não deixam de estarem presentes na decoração do Sicoob. ?Nesse ano temos uma parceria com o Instituto Educacional CVE que implantou na sede o presépio para lembrarmos a simbologia emblemática do Natal. É um trabalho muito bonito que o CVE fez e que serve para a admiração de nossos clientes?.
Além disso, para expandir a presença do Sicoob, a cooperativa de crédito distribui cartões, espumantes, agendas e outros brindes para algumas pessoas. ?Diferentemente dos anos anteriores, quando colaboramos com a vinda do Papai Noel de helicóptero, e o Papai Noel de Pára-quedas, nesse ano não teremos uma comemoração nesse sentido, mas nos próximos anos vamos tentar conseguir uma nova atração que possa contemplar todos nossos clientes dos variados municípios?.

SHOW ESPECIAL
Ainda no final do mês de novembro uma iniciativa empreendedora superou as expectativas. Mara Fries, proprietária da Markar Papelaria e Bazar de São Miguel do Oeste realizou um evento antecipado de Natal, onde cerca de duas mil pessoas participaram. Crianças, jovens e adultos acompanharam as atrações, como a chegada do Papai Noel, o sorteio de 50 brindes, além da apresentação da Banda Municipal de Palmitinho, com 80 integrantes do Rio Grande do Sul. A iniciativa no momento em que foi realizada não representou lucros imediatos a empresária, mas serviu como uma ampla forma de divulgação da imagem da papelaria. Uma ação e um investimento diferente do qual estamos acostumados a se deparar atualmente no comércio regional.

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