Mitos e verdades para enfrentar o inverno

  • de Ilustração -

Quem nunca ouviu a mãe ou a avó alertando para não sair do banho e pegar frio, para usar mais um casaco ou então se alimentar bem durante os dias de muito frio. O inverno começou na última segunda-feira, dia 21, e para enfrentar com segurança os dias mais frios do ano vão algumas dicas.

Bebida alcoólica
Bebida alcoólica, ao contrário do que muitos pensam, não esquenta, não aumenta a temperatura corpórea. O álcool é um depressor do sistema nervoso central. Então, a pessoa sente menos frio, mas isso não quer dizer que ela esteja se adaptando, se adequando à temperatura externa.

Os gordinhos
Os gordinhos sofrem menos com o frio, porque o tecido adiposo é um isolante térmico. Ele faz com que o indivíduo sinta menos frio porque protege as camadas mais profundas do organismo.

Friagem
Sair do banho quente para um ambiente frio aumenta sim as chances de pegar uma gripe ou resfriado. Conforme os médicos, toda vez que houver uma diminuição brusca da temperatura, uma janela imunológica é aberta, sendo que o sistema imunológico dá uma diminuída na sua resistência, aumentando o risco de doenças.

Um alerta dos médicos

Os cardiopatas devem estar bem aquecidos ou agasalhados na época do frio, porque a pressão arterial piora, podendo agravar a insuficiência cardíaca, ter arritmias fatais e angina do peito, que não chega a levar ao infarto do miocárdio, mas realmente representa um risco para o paciente.

Sensações

Já sobre a sensação de frio, segundo especialistas, as duas primeiras reações do organismo ao frio são o tremor e o arrepio. Na tremedeira, sob o comando do cérebro, os músculos se contraem rapidamente para produzir calor. E quando você fica arrepiado de frio, também por ordem cerebral, o organismo cria minúsculos bolsões de ar entre os poros, para isolar o corpo da friagem.

ALIMENTAÇÃO

Isso não é mito. No frio, a gente sente mais fome sim. O metabolismo está aumentado, mais energia é gasta para manter a temperatura corpórea e aí é preciso ingerir mais alimento para compensar esse gasto calórico aumentado. Mas, dessa forma, já vem a preocupação de como não engordar nos dias frios? Aí vão algumas dicas:

Noites de fondue
Vá a esses eventos com pouca fome, vá só para beliscar. Se não aguentar, faça fondue de queijo magro, como ricota. Dê sempre preferência aos queijos brancos.

Alô, chocólatras!
Chocolate dietético não resolve nada, pois tem a mesma quantidade de gordura do normal. Uma saída para os viciados é o sorvete de chocolate light, que tem em média 37 calorias, ou se contentar com um daqueles quadradinhos da barra de chocolate.

As doces tentações
Evitar doces, principalmente elaborados com chantilly ou creme de leite. Substitua por doces à base de frutas e de preferência consumir as frutas frescas, pois são mais saudáveis e menos calóricas.

Vinhos
Uma taça de vinho por dia não mata ninguém. Mas não extrapole no álcool. Além de calórico, o hábito de beber demais não é nada saudável.

Refrigerantes nas refeições
Não tome nada durante a refeição. Refrigerantes têm até 37% de açúcar. Mesmo os lights possuem gases que propiciam a retenção de líquidos e dilatam o estômago. Se quiser, tome um refrigerante light quando não estiver comendo.

Bebidas quentinhas
O café tem um teor calórico baixíssimo. Tome café com leite desnatado e adoçante. Beba mais chás de ervas. As sopas sem creme de leite também são uma boa opção, principalmente as de legumes.

É proibido proibir!
Nenhum alimento é proibido. Você pode comer de tudo, desde que tenha limite. Se der uma escapadinha, queime com esportes.

Nada de ficar sem comer
Nunca pule refeições e não fique sem comer. Fazendo essa loucura, você não perde gordura, perde massa muscular magra. Faça, no mínimo, quatro refeições ao dia.

Coma mais vezes
Diminua o intervalo entre as refeições. Aproveite que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corpórea e aumente a ingestão de lanches durante seu dia.

Mexa-se!
Faça exercícios sempre. É igual a escovar os dentes. Os mais sedentários devem começar com uma caminhada diária e aos poucos partir para a musculação. Lembre-se daquela calça jeans que corre o risco de não entrar no seu corpo daqui a uns meses.

Refeições diárias
Substitua frituras por cozidos, assados ou grelhados e inclua saladas em pelo menos uma das refeições diárias para aumentar o aporte vitamínico/dia. Beba bastante líquidos, mesmo sem sede.

Coma sem pressa
O estômago não tem dente. Comendo rápido, você não mastiga o suficiente e faz com que seu estômago trabalhe em dobro.

Suas roupas
Use a roupa certa para o seu número. Nada de querer disfarçar com roupas largas. Seja sincero consigo mesmo. Roupas justas demais prejudicam a circulação e abrem espaço para as celulites.

Hidrate-se
Passe hidratante no corpo. Ele tem duas funções: além de hidratar, faz com que você não perca o contato com seu corpo.
 

Com está a saúde da sua boca? Anterior

Com está a saúde da sua boca?

Celulite: inimigo número um das mulheres Próximo

Celulite: inimigo número um das mulheres

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso