Celulite: inimigo número um das mulheres

  • de Ilustração -

Léa aponta alguns métodos sugeridos para reduzir este incômodo feminino

Inimigo número um das mulheres no que se refere à beleza e saúde, a celulite, hoje, pode ser controlada e até quase eliminada. A afirmação é da farmacêutica bioquímica, Pós-graduada em Farmacologia, Léa Regina Conrado Costa Lima. De acordo com ela, é o novo alvo da cosmetologia, que desenvolveu diversas fórmulas para ajudar na redução de medidas e celulites.
A celulite, que pode se desenvolver na barriga, nas coxas e nos glúteos, acumula-se no tecido fibroso que liga os músculos à pele. Enquanto gordura, líquidos e toxinas ficam presos embaixo da pele, fazendo com que o tecido fibroso comece a ficar duro e apertado, e a gordura comprimida. É isto que causa o efeito "casca de laranja". Aproximadamente 85% das mulheres têm celulite, e muitos especialistas consideram-na incurável. Com o avanço da idade, pode haver piora da celulite devido a camadas da pele que ficam mais finas, e consequentemente a torna mais evidente.
Métodos sugeridos para reduzir este incômodo feminino incluem exercícios e a ingestão de muita água. Este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento da celulite. Além disso, engana o estômago, dando sensação de saciedade. Léa destaca que se recomenda às pessoas com celulite, ou que desejam preveni-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes, fugindo de tomar chá preto, mate, café e álcool, devendo também evitar alimentos enlatados, os quais contêm muitos conservantes. Importante considerar os alimentos que retém água, pois podem aumentar o problema da celulite. São ricos em sódio, presentes em grandes quantidades no sal, em alimentos processados, embutidos, enlatados e molhos, como shoyo e inglês. Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo, resultando na elevação do peso, estando este extremamente relacionado com o aumento da celulite.
Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem-vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuirem a absorção de gordura dos alimentos e controlarem a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada.
Segundo a farmacêutica bioquímica, os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acúmulo de toxinas. Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino. As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e consequentemente sua eliminação. As frutas, as verduras, os legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto, que também pode ser encontrado em suplementos.
Consuma potássio, pois este mineral trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. É possível encontrá-los nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.
“Quando se fala em tratamento para celulite, geralmente não se sabe como lidar com o problema e frequentemente fica-se confusa na hora de escolher o procedimento mais adequado. Além disso, também é difícil saber qual tipo de massagem realmente é eficaz e quais cremes têm efeito realmente positivo. Dentre tantas opções, é importante diferenciar os produtos pouco eficientes daqueles que vão fazer a diferença”, alerta a profissional.

Segundo ela, antes de sair comprando um produto novo, é indispensável obter orientação de um especialista, devido à particularidade de cada grau de celulite. Os cremes melhoram a aparência da pele, principalmente nos estágios iniciais. Porém, somente o cosmético não é recurso suficiente para graus mais avançados. Uma boa alimentação e exercícios físicos melhoram, e muito, o quadro da celulite. Léa salienta que um bom creme tem que ter seis propriedades indispensáveis para combater a celulite. Veja quais são elas:
- Queimar gordura (lipólise)
- Estimular o fluxo sanguíneo
- Remover o líquido acumulado (drenagem)
- Espessamento da pele (melhora da flacidez)
- Suavizar a superfície da pele e hidratá-la
- Corrigir a produção indesejada de fibras colágenas (fibrose)
Para a farmacêutica bioquímica, o ideal na formulação é conter ativos que atuam em todas as fases do processo que desencadeia a celulite. “O pool de agentes anticelulite se alia com ação drenante, antiedema, liporredutora e descongestionante ao efeito firmador, contribuindo para o aumento do tônus da pele, a melhoria da firmeza cutânea e diminuição da perda da elasticidade. Podemos destacar ativos como a cafeína (que favorece a lipólise), extratos vegetais que agem nas diferentes etapas de formulação da celulite, permitindo a reestruturação dos tecidos e o combate da celulite; extrato de Ginkgo Biloba (que estimula a microcirculação sanguínea, inibe a vasoconstrição e melhora a permeabilidade vascular); extrato de Castanha da Índia (fonte de vitamina C com ação adstringente, anti-infla-matória, tonificante da circulação) extrato vegetal com ação anti-inflamatória e vasoprotetora; e efeito adstringente, perceptível pela sensação imediata de firmeza do tecido cutâneo”, explica.

GORDURA LOCALIZADA
Já a gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em algumas regiões do corpo. E, para piorar, nas mulheres, estas gorduras se concentram em lugares mais que indesejáveis, como na barriga, no culote e no bumbum, avançando ainda para a barriga e as costas. De acordo com Léa, um dos fatores responsáveis pela formação da celulite e gordura localizada é o distúrbio hormonal. Porém, outros pontos externos são favoráveis na formação de gordura localizada: má postura, excesso de peso e a falta de exercícios.
Contudo, o desenvolvimento da cosmetologia trouxe tratamentos para cuidar da beleza e da saúde das pessoas que se incomodam com as gordurinhas extras. Como exemplo, o extrato da laranja amarga, com propriedades redutoras de medidas. “Hoje, há uma diversidade de ativos desenvolvidos pela cosmetologia que são indicados para tratamentos cosméticos de redução de medidas e que também promovem o aumento da circulação periférica e facilitam a função de drenagem linfática, combatendo estas imperfeições estéticas”, garante Léa Regina Conrado Costa Lima.

 

Mitos e verdades para enfrentar o inverno Anterior

Mitos e verdades para enfrentar o inverno

Como anda sua memória? Próximo

Como anda sua memória?

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso