Facilidades e perigos das redes sociais

Redes sociais como Twitter, Facebook e Myspace já fazem parte do dia a dia da maioria dos internautas

Elas surgiram para facilitar e interligar a comunicação entre o mundo, estreitar as relações e agilizar o repasse de informações entre os quatro cantos do planeta. Assim, em poucos anos, o surgimento das redes sociais na internet invadiram as casas e empresas em todo o mundo, concretizando a tão comentada globalização. Somente em setembro de 2009, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online, 59 milhões de pessoas utilizaram comunidades e ferramentas de mensagens instantâneas no Brasil. Redes sociais como Twitter, Facebook e Myspace já fazem parte do dia a dia da maioria dos internautas. Dados do Instituto Informa/Binder apontam que 18% dos usuários de internet preferem as redes sociais como forma de comunicação, seja ela pessoal ou corporativa.
As empresas utilizam essas ferramentas para aumentar sua exposição, medir sua aceitação perante o mercado onde estão inseridas, para obter feedback diário e imediato de suas ações e com isso contornar, ou até mesmo evitar, possíveis crises. E também para mapeamento de tendências e comportamentos dos consumidores. O Twitter, por exemplo, se tornou o símbolo da interação virtual. O usuário pode emitir uma única mensagem instantânea, que serão vistas por diversas pessoas ao mesmo tempo sem as formalidades “exigidas” pelos e-mails e sem necessidade de resposta. Sua disseminação no mundo corporativo facilita e acelera os contatos e as relações.
No entanto, da mesma maneira como esses recursos “invisíveis” trazem vantagens, sua propagação instantânea também trouxe alguns perigos para a vida pessoal e profissional do usuário. Conforme o sócio de uma empresa especializada em seleção para cargos de alta qualificação e aconselhamento profissional, Ivan Witt, cuidados devem ser tomados dentro do espaço virtual. Afinal, nele estão presentes não só amigos e familiares como gestores, chefes, políticos, jornalistas, colegas de trabalho, e todas as vertentes pessoais e profissionais que fazem parte da vida dos internautas. “É preciso ter critérios na utilização das redes e analisar qual é o objetivo com as postagens de idéias, pensamentos ou sugestões. Não é porque a internet é um 'campo aberto' que se deva abastecer uma página com qualquer tipo de informação”, completa.
Para o professor e coordenador do Curso de Administração da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, Ornélio Stertz, o uso dos sites de relacionamento na internet pode trazer benefícios para os usuários se isso for feito com um objetivo lícito claramente definido e com racionalidade, pois é um vasto campo de exposição pública, sem similar em outros meios de comunicação. “Depende totalmente do usuário a exposição de uma boa imagem, que lhe é benéfica, caso contrário, por descuido, pode também “vender” uma imagem negativa”, evidencia.

AMBIENTE DE TRABALHO
De acordo com Stertz, os sites de relacionamento na internet quando usados no ambiente de trabalho podem, dependendo do propósito do usuário, interferir de forma positiva ou negativa na sua atividade laboral. “É bom quando deles se usa como ferramenta de busca de informações para ajudar a solucionar algum problema. É péssimo e com perspectiva de grandes prejuízos pessoais quando são utilizados “por vício”, em que os relacionamentos são meros bate-papos como passatempo”, enfatiza. Além disso, frisa que é preciso tomar muito cuidado com o linguajar utilizado, pois pode, se não tiver clareza e for excessivamente abreviado, transmitir uma mensagem passível de distorção, o linguajar coloquial ou culto transmite o nível de escolaridade ou conhecimento do interlocutor. O profissional alerta que para evitar esses equívocos e garantir uma comunicação eficaz na internet é necessário ter alguns cuidados. “Se em público, de forma presencial, em que o número e possibilidades de observação são mais limitados, deve-se ser muito cuidadoso com relação à conduta em todos os sentidos, pois não se comunica apenas pela escrita e fala, mas também pelo visual, gestos, posturas, atitudes etc, no espaço virtual esse cuidado deve ser ainda maior, pois a exposição é feita para um número indefinido e desconhecido de observadores. Como tudo na vida depende de relacionamentos, deve-se, portanto, para criar perspectivas de resultados positivos, utilizar o espaço virtual da internet tendo como orientador ideológico o respeito aos preceitos éticos e morais estabelecidos pela sociedade em que se está inserido”,aponta.
 Segundo Ivan Witt, informações institucionais devem ser tratadas com ainda mais cuidado. Empresas estão ligadas a um grande número de internautas: clientes, funcionários, fornecedores, governo etc. Nesse campo, qualquer deslize pode ser bastante prejudicial. “Até mesmo na utilização das redes sociais, por razões pessoais, é preciso cautela”, alerta Witt. “Se seus 'seguidores' ou 'amigos' fizerem parte de seu 'networking' profissional, seu perfil estará sujeito a interpretações da mesma forma, e o que era apenas uma informação sem importância pode acarretar diversos constrangimentos”, pressupõe.
 

Cuidados a serem tomados:

1)Critério na hora de repassar informações
Um dos muitos benefícios que a internet proporciona é a facilidade para reprodução de conteúdos. As informações devem ser verificadas e a fonte deve ter credibilidade. Nem tudo que está disponível na rede é verdade. Repassar uma informação mentirosa não tira só a credibilidade de quem assina o texto como também de quem o manda.
2) Falar dos colegas, chefes ou da empresa, nem pensar. Você será mal visto e chamado de, no mínimo, de fofoqueiro
Algumas postagens podem ser bastante prejudiciais para sua carreira, por isso pense muito antes de fazê-las, mesmo que seja feita no seu Twitter pessoal e que ele esteja bloqueado. A rede está ao alcance de todos. Seu amigo também tem amigos e num piscar de olhos seu comentário restrito vaza. Além de ser antiético não fica nada bem para o relacionamento no ambiente de trabalho.
3)Cuidado extra para quem ocupa uma posição de destaque
Declarações feitas por profissionais em posições de destaque, mesmo que em suas páginas pessoais, inevitavelmente serão alvo de críticas e especulações pelos leitores. É impossível controlar o desdobramento da informação uma vez que ela se torna pública, principalmente se a fonte da mesma é o protagonista da ação.
4)Imagine-se dando uma entrevista ao vivo
Uma regra fácil é imaginar-se dando uma entrevista ao vivo para um grande público. Seja coerente, não invente nem tripudie. A informação que você publica fica para sempre atrelada a você.

Enxertos ósseos Anterior

Enxertos ósseos

Quanto mais prevenção, mais proteção Próximo

Quanto mais prevenção, mais proteção

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso