Estética e Acupuntura: será que isso combina?

  • da internet -

  Você já deve ter ouvido informações sobre os benefícios para a saúde por meio da acupuntura, mas você sabe que o tratamento pode ser realizado também para procedimentos estéticos? Sim. Acupuntura, além de ser um procedimento terapêutico que auxilia na melhora de patologias, pode ser utilizada para fins estéticos, como obesidade, redução de gordura localizada, estrias, celulite, rejuvenescimento facial, linhas de expressão, entre outras. 

A acupuntura é um método natural para emagrecimento que não prevê o uso de medicamento e é de eficácia comprovada. De acordo com a naturóloga e acupunturista Janaine Hohensee, a acupuntura tem duas estratégias básicas para auxiliar na perda de peso: a Auriculopuntura e o Método Alternativo. A Auriculopuntura considera a obesidade não só como consequência dos maus hábitos alimentares mas também de um desequilíbrio energético, que envolve tanto fatores físicos como emocionais e ambientais. Ela consiste em implantar agulhas auriculares convencionais, presas com fita adesiva específica, que são trocadas semanalmente. Também há o tratamento com a Acupressão, que consiste na aplicação de pequenas bolinhas metálicas ou sementes, fixas por fita adesiva no pavilhão auricular. 
O Método Alternativo utiliza um conjunto de pontos do corpo, escolhidos criteriosamente, de acordo com as necessidades terapêuticas do paciente. O tratamento consiste na aplicação de agulhas removíveis em pontos específicos do corpo, de acordo com as necessidades individuais. Esses tratamentos devem ser realizados uma ou duas vezes por semana, de acordo com a evolução da terapia. Janaine enfatiza que ?todo paciente deve rever completamente seu estilo de vida, seus hábitos alimentares, a retomada à prática de exercícios físicos, prevendo, ainda, a repetição do tratamento algumas vezes no ano para que os resultados alcançados sejam mantidos?.
 
O que é acupuntura?
 
A acupuntura é um sistema que pode influenciar basicamente três áreas de cuidados com saúde: promoção da saúde e bem-estar, prevenção de doenças e tratamento de várias condições médicas. Embora muitas pessoas a associem com controle da dor, e ela é realmente muito efetiva nesses casos, existem muitas outras doenças nas quais ela pode agir. Como por exemplo: desordens do sistema digestivo, como prisão de ventre, diarréia, gastrite; desordens do sistema respiratório, como sinusite, asma, bronquite, infecções repetitivas; desordens musculares e neurológicas, como dores de cabeça, dor na nuca, dor nas costas, ciática, várias formas de tendinite entre outros transtornos; desordens urinárias, menstrual e do sistema reprodutivo. 
A acupuntura é particularmente útil em transtornos orgânicos relacionados à tensão emocional e ao estresse. A naturóloga e acupunturista explica que o procedimento é útil em qualquer doença, não importando sua localização, e com as aplicações é possível, inclusive, diminuir o uso de medicamentos. ?A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea e aumentando a resistência corpórea. Por isso, reduz ao mínimo a necessidade de medicamentos e aumenta a eficácia terapêutica?, enfatiza Janaine.
 
Como é uma sessão de acupuntura?
 
A energia circula pelo nosso corpo através de canais que recebem o nome de Meridianos. Se essa energia fluir naturalmente por esses canais, mantém o bom estado de saúde. Caso alguma condição interna ou externa bloqueie o fluxo natural dessa força vital, surge o desequilíbrio, que irá resultar em doenças. Esses bloqueios, no fluir das energias, podem ser corrigidos através de vários métodos terapêuticos, sendo um deles a acupuntura. 
Segundo Janaine, as emoções são responsáveis por 90% das doenças, ou seja, o nervosismo, a ansiedade, o medo, a preocupação, a tristeza, a raiva, a mágoa, o ressentimento e a depressão. Quando constantes na nossa vida, são capazes de baixar a energia de defesa que protege nosso organismo das moléstias. Apenas 10% são provenientes de outros fatores, como meio ambiente, alimentação desregrada, vícios, contaminações por vírus e bactérias, hereditariedade e outros. Em média, o problema demora seis anos para aparecer, a contar do momento em que um desses estados emocionais se fixou.
A acupuntura é uma terapia preventiva e curativa, eficiente nos seguintes casos: equilíbrio energético geral, relaxamento, dor na coluna, TPM, bursite, tendinite, torcicolo, sinusite, rinite, bronquite, gastrite, dor nas articulações e joelho, estresse, ansiedade, nervosismo, depressão, dentre outros. O tratamento não tem efeitos colaterais.
Na primeira consulta, o acupunturista busca estabelecer um diagnóstico clínico e acupuntural. Após, um diagnóstico bem elaborado, em que o paciente responderá a várias perguntas. Depois da limpeza da pele, o profissional seleciona os pontos de acordo com o diagnóstico. As finíssimas agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor em pontos de acupuntura específicos para cada caso e deixadas no local, sendo retiradas logo em seguida. As sessões posteriores podem ser iguais ou ter os pontos modificados, de acordo com a evolução de cada caso em particular. 
A acupuntura trata o paciente como um todo e não por partes isoladas. Busca a causa do problema, equilibra todo o sistema físico e emocional para que o resultado seja eficiente. O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase ficando doentes e que, no entanto, ainda não há sintomas concretos na fase de mal-estar que precede a doença.
A vez dos 'vovôs' na inclusão digital Anterior

A vez dos 'vovôs' na inclusão digital

Cuidado: seu animal de estimação pode ser transmissor de doenças Próximo

Cuidado: seu animal de estimação pode ser transmissor de doenças

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso