INOVAÇÃO

Sede do Citeosc é inaugurada em SMOeste

  • Folha do Oeste -

Na manhã de terça-feira, dia 7, foi realizada a inauguração da sede física do Citeosc (Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste de Santa Catarina). A sala cedida pela Administração Municipal está localizada junto ao Caic, em São Miguel do Oeste, e buscará auxiliar os moradores, através de iniciativas e orientações, para desenvolver e fomentar a tecnologia e a inovação na região, ajudando no desenvolvimento desse setor.

Para o presidente do Citeosc, Jungles Wegher, ter uma sede física fomentada pelo poder municipal e autorizada pela Câmara Municipal de Vereadores, com lei aprovada por unanimidade, mostra que a comunidade tem esse anseio pela tecnologia. "Esse espaço, apesar de pequeno, possibilita colocar SMOeste no mapa da Rede Catarinense de Inovação, para ter acesso as políticas públicas, incentivo do Estado, da Fapesc, das universidades, do Sebrae, e isso é muito importante para desenvolver e fomentar a tecnologia para a nossa comunidade e ajudar no desenvolvimento desse setor", declara.

Wegher destaca que todos serão beneficiados com o Centro de Inovação e Tecnologia. No espaço, localizado no Caic, será possível sanar dúvidas, ter auxílio nos projetos de tecnologias, e realizar uma análise de mercado, de competitividade, e de inovação. "Agora temos uma casa da tecnologia e inovação para SMOeste e região. Se você tem uma ideia ou um projeto, e acha que é algo que vai mudar a vida das pessoas, tratando de ideia inovadora, pode procurar o Citeosc, podendo conseguir recursos para projetos e pesquisa, e com isso tirar a ideia do papel", ressalta. O presidente do Centro de Inovação e Tecnologia, reforça que as portas do espaço estão abertas."Vamos pensar em tecnologias, e solucionar os problemas que as empresas têm no dia a dia aqui na região", cita.

Para acompanhar este momento importante e histórico, estiveram presentes no ato inaugural, lideranças locais, regionais e o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen. "Este é um momento histórico, a cidade está se lançando como um polo de transformação, e precisa do engajamento de todos. Essa articulação que vai gerar a conexão do setor empresarial, e gestores. O governador Carlos Moisés é um entusiasta da inovação e do empreendedorismo inovador, e tem dado muito apoio à Fapesc. Temos conseguido ampliar os recursos para o ecossistema. Queremos dar oportunidade aos nossos pesquisadores, as nossas instituições, aos empreendedores. Queremos possibilitar que o recurso da Fapesc chegue até SMOeste, e o Citeosc pode e deve ser um líder dentro deste processo, captar novos recursos e buscar a parceria da Fapesc para realizar eventos de sensibilização, de aculturamento, de desenvolvimento e inovação", garante.

O representante da Fundação ainda destaca que a Fapesc possui muitos programas em parceria com as empresas, para gerar um projeto de inovação, e conta inclusive com programas de criação de novas empresas. "Temos o programa Centelha, com inscrições abertas, que é um programa de criação de startup. São oportunidades que nós temos para que os empreendedores possam estar mais conectados, possam utilizar um recurso público para desenvolver o seu negócio", aponta.

Presente na inauguração, o gerente regional do Sebrae/SC no Oeste e no Extremo Oeste, Udo Trennepohl, destacou que não se pode perder tempo, é preciso fazer com que este projeto em SMOeste e região se desenvolva cada dia mais.

O vice-prefeito Edenilson Zanardi reforçou que todos os setores precisam de inovação. "Que sejamos referência regional na inovação e tecnologia", aponta. Ele ainda destacou que a municipalidade possui uma área próxima à Unoesc, destinada para a instalação do Centro de Inovação e Tecnologia. "A Administração cedeu uma sala no Caic, mas, estamos projetando um espaço maior. Será o Citeosc em um futuro próximo", cita Zanardi

O presidente da Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste) e do Conselho das Entidades, Daniel de Souza, e o representante da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de SMOeste, Cleomar Zachi, também manifestaram apoio em nome das entidades, e comemoraram este novo momento para SMOeste e região, onde a tecnologia e a inovação serão fortalecidas por meio de uma trabalho conjunto. "Isso vai fazer com que nós empresários possamos buscar bem pertinho, a tecnologia que talvez esteja faltando para as nossas empresas", aposta Zachi.




Condutor apresenta Carteira Nacional de Habilitação falsa Anterior

Condutor apresenta Carteira Nacional de Habilitação falsa

Sede do Citeosc é inaugurada  em SMOeste Próximo

Sede do Citeosc é inaugurada em SMOeste

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso