Rais tem nova data de entrega em 2006

Outra novidade na Rais é o preenchimento de um campo com informações sobre contribuições, como a sindical, que é obrigatória

A declaração da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ano-base 2005 deverá ser entregue pelos empregadores no período de 16 de janeiro a 17 de março de 2006. O novo prazo consta da Portaria nº 500, assinada em 22 de dezembro pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

A Rais é considerada um censo anual do mercado formal de trabalho e deve ser preenchida por todos os empregadores, entre os quais os órgãos da administração direta e indireta, pessoas jurídicas com ou sem empregados e estabelecimentos inscritos no CEI (Cadastro Específico do INSS), como dentistas, advogados e empregadores rurais que tenham empregados.

A declaração ano-base 2005 terá novos campos a serem preenchidos pelo empregador. A partir de agora, o empresário deve declarar o total de horas mensais trabalhadas pelo empregado, incluindo as horas extras prestadas, e indicar o município onde ele presta serviço, caso seja diferente do município onde está localizada a empresa.

Deverão ser citados na Rais, ainda, todos os valores pagos na rescisão, como férias indenizadas; verba correspondente ao saldo de horas-extras que não foram pagas durante o contrato de trabalho; acréscimo salarial negociado em dissídio coletivo e só pago na rescisão; gratificações. Essas informações evitarão erro de cálculo de média salarial para pagamento do abono salarial.

Outra novidade na Rais é o preenchimento de um campo com informações sobre contribuições, como a sindical, que é obrigatória; a associativa, contribuição paga voluntariamente pelo empregado, mas que deve ser descontada obrigatoriamente no salário e repassada ao sindicato: assistencial, que é facultativa e consiste no pagamento previsto em norma coletiva em favor do sindicato representativo e também é descontada dos salários; e, por fim, a contribuição confederativa, aprovada em assembléia geral do sindicato de categoria profissional ou econômica e de caráter facultativo.

A inclusão dessas informações na Rais vai possibilitar ao Ministério do Trabalho e Emprego o levantamento de informações sobre as contribuições pagas pelos trabalhadores e pelas empresas para o custeio das entidades sindicais.

Anterior

Homem é detido por porte ilegal de arma

Próximo

Sharnoski denuncia problemas no acesso a Paraíso

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso