Programação cultural marca Dia da Pátria na região

Desfiles cívicos, militares e atividades culturais foram desenvolvidas por unidades escolares, entidades e instituições

Nem mesmo o frio na manhã do último domingo, dia 7, intimidou a população regional a participar das programações alusivas ao Dia da Pátria. Em alguns municípios, secretarias de Educação, em parceria com entidades, promoveram os desfiles cívico e militar; já em outros foram desenvolvidas atividades culturais, envolvendo principalmente unidades escolares.

Em São Miguel do Oeste, com o tema Brasilidade, os desfiles cívico e militar envolveram cerca de oito mil pessoas. Com a participação de escolas, entidades, organizações, clubes de serviço, do 14º RCMec, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Civil e demais instituições, envolveram-se no evento 23 entidades, 50 pelotões e 3,8 mil desfilantes.

Para a secretária de Cultura, Lazer e Turismo, Maria Lúcia Werlang, o evento superou a expectativa em termos de colaboração e criatividade. \"O tema foi muito bem explorado por todos os envolvidos\", garante a secretária. Na oportunidade, ela agradece a todos os participantes e comunidade em geral, que mesmo com o frio prestigiaram o evento cultural.

Segundo a secretária de Educação de Bandeirante, o desfile cívico no município foi satisfatório. Ela destaca que um público significativo acompanhou a passagem das unidades escolares, clubes e entidades locais. Em Guarujá do Sul, fantasias, carros alegóricos e outras apresentações fizeram parte do desfile de Sete de Setembro. Conforme Claudete, 21 pelotões se apresentaram na marcha cívica deste domingo.

Em São José do Cedro, o desfile abordou o tema \"Os 50 anos de São José do Cedro\", onde cada entidade fez uma apresentação diferenciada, com fantasias, desfile de motocicletas, carros antigos e demais alegorias. A fanfarra, com cerca de 50 integrantes, acompanhou todas as apresentações. \"No desfile, cada entidade mostrou traços industriais e culturais do município. Ao mesmo tempo, as apresentações marcaram a Independência do Brasil\", aponta o secretário de Educação, Ambrósio Dreyer.

Conforme ele, os desfiles que aconteceriam nas comunidades do interior, no sábado, dia 6, foram cancelados devido ao mau tempo e devem acontecer neste sábado, dia 13. Em linha São Vendelino, o evento acontece às 9h, em Mariflor às 13h30 e em Padre Réus às 15h30.

EVENTOS

CULTURAIS

No município de Belmonte, a comemoração alusiva ao Dia da Pátria aconteceu no dia 5 de setembro, com Momento Cultural no Ginásio Comunitário de Belmonte. Conforme o secretário Roberto Dalla Rosa, o evento, aberto ao público, teve uma participação expressiva da comunidade. Já em Santa Helena, as unidades escolares do município homenagearam a Pátria com horas cívicas durante toda a semana. O evento contou com a participação de autoridades municipais, alunos, professores e pais.

A comemoração em homenagem ao Sete de Setembro em Barra Bonita aconteceu no dia 5 de setembro, com a promoção de um evento cultural. A programação contou com a participação da comunidade escolar, envolvendo pais, alunos, funcionários, professores, direção e autoridades municipais. Segundo a secretária de Educação, Márcia Fiametti, ser patriota é tornar-se um cidadão ativo e solidário, que aceita o desafio de construir um país melhor, sem exclusões, lutando não só pelos seus direitos, mas também pelos direitos dos menos favorecidos.

No município de Paraíso, a comemoração alusiva ao Dia da Independência do Brasil incluiu a 1ª Taça Nossa Terra, Nossa Gente, com a participação de equipes da região durante toda a semana, com encerramento no sábado, dia 6. Já no dia 7, a comemoração aconteceu por meio da competição de veloterra, com a presença de pilotos da região, além da disponibilização de brinquedos para as crianças no ginásio do município. De acordo com o secretário de Educação, Omar Líbero, a participação da comunidade em todas as atividades propostas superou as expectativas. Na oportunidade, ele agradece a todos que de alguma forma estiveram compromissados com o evento.

Em Guaraciaba, a comemoração do Dia da Pátria aconteceu também na noite do dia 5, com atividades culturais. Conforme profissionais apresentaram-se todas as escolas do município, inclusive a Escola de Educação Especial Sonho Meu, Núcleo Avançado de Ensino Supletivo, Peti, Grupo de Dança Alemã Lichtenschein, Grupo de Idosos e Fhaiconte. Os números apresentados abordaram diversos assuntos. Conforme o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Jair Agostini, cada uma das apresentações da Noite Cultural mostrou um pouco do que é realizado ao longo do ano em cada escola ou entidade.

Já em Tunápolis, a festividade foi realizada por meio de uma celebração, reunindo alunos das escolas municipais e estaduais no último domingo, dia 7. Para o secretário de Educação, Renato Paulatta, esta foi uma forma produtiva de comemorar a data. Ele destaca que estudantes promoveram trabalhos culturais observando a realidade do Brasil.

Em Iporã do Oeste aconteceu no dia 7 o encerramento das atividades cívicas no Ginásio Municipal Artur Friedrich, com apresentações culturais, presença de entidades do município e a Banda Municipal de Seara.

Em Campo Erê, comunidade, pais, alunos e professores comemoraram a Independência com a I Mostra de Trabalhos das escolas do município. Foram dois dias de exposição de trabalhos realizados durante todo o semestre. Conforme a secretária de Educação Municipal, Marines Picinini, a comunidade aprovou a realização da amostra, fato comprovado com a boa participação de todos, onde aproximadamente 700 pessoas passaram pela exposição, no dia 7, domingo. \"A comunidade achou que foi mais viável fazer a amostra, pois os pais puderam participar e ver de perto os trabalhos expostos pelos seus filhos\", avalia.

Anterior

MPSC disponibiliza informações para adoção de crianças

Próximo

Prêmio Sebrae valoriza histórias de mulheres de sucesso

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso