Acismo participa de debate sobre o futuro empresarial na Semana Acadêmica do IFSC |
Programação cultural marca Dia da Pátria na região
Desfiles cívicos, militares e atividades culturais foram desenvolvidas por unidades escolares, entidades e instituições
Nem mesmo o frio na manhã do último domingo, dia 7, intimidou a população regional a participar das programações alusivas ao Dia da Pátria. Em alguns municípios, secretarias de Educação, em parceria com entidades, promoveram os desfiles cívico e militar; já em outros foram desenvolvidas atividades culturais, envolvendo principalmente unidades escolares.
Em São Miguel do Oeste, com o tema Brasilidade, os desfiles cívico e militar envolveram cerca de oito mil pessoas. Com a participação de escolas, entidades, organizações, clubes de serviço, do 14º RCMec, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Civil e demais instituições, envolveram-se no evento 23 entidades, 50 pelotões e 3,8 mil desfilantes.
Para a secretária de Cultura, Lazer e Turismo, Maria Lúcia Werlang, o evento superou a expectativa em termos de colaboração e criatividade. \"O tema foi muito bem explorado por todos os envolvidos\", garante a secretária. Na oportunidade, ela agradece a todos os participantes e comunidade em geral, que mesmo com o frio prestigiaram o evento cultural.
Segundo a secretária de Educação de Bandeirante, o desfile cívico no município foi satisfatório. Ela destaca que um público significativo acompanhou a passagem das unidades escolares, clubes e entidades locais. Em Guarujá do Sul, fantasias, carros alegóricos e outras apresentações fizeram parte do desfile de Sete de Setembro. Conforme Claudete, 21 pelotões se apresentaram na marcha cívica deste domingo.
Em São José do Cedro, o desfile abordou o tema \"Os 50 anos de São José do Cedro\", onde cada entidade fez uma apresentação diferenciada, com fantasias, desfile de motocicletas, carros antigos e demais alegorias. A fanfarra, com cerca de 50 integrantes, acompanhou todas as apresentações. \"No desfile, cada entidade mostrou traços industriais e culturais do município. Ao mesmo tempo, as apresentações marcaram a Independência do Brasil\", aponta o secretário de Educação, Ambrósio Dreyer.
Conforme ele, os desfiles que aconteceriam nas comunidades do interior, no sábado, dia 6, foram cancelados devido ao mau tempo e devem acontecer neste sábado, dia 13. Em linha São Vendelino, o evento acontece às 9h, em Mariflor às 13h30 e em Padre Réus às 15h30.
EVENTOS
CULTURAIS
No município de Belmonte, a comemoração alusiva ao Dia da Pátria aconteceu no dia 5 de setembro, com Momento Cultural no Ginásio Comunitário de Belmonte. Conforme o secretário Roberto Dalla Rosa, o evento, aberto ao público, teve uma participação expressiva da comunidade. Já em Santa Helena, as unidades escolares do município homenagearam a Pátria com horas cívicas durante toda a semana. O evento contou com a participação de autoridades municipais, alunos, professores e pais.
A comemoração em homenagem ao Sete de Setembro em Barra Bonita aconteceu no dia 5 de setembro, com a promoção de um evento cultural. A programação contou com a participação da comunidade escolar, envolvendo pais, alunos, funcionários, professores, direção e autoridades municipais. Segundo a secretária de Educação, Márcia Fiametti, ser patriota é tornar-se um cidadão ativo e solidário, que aceita o desafio de construir um país melhor, sem exclusões, lutando não só pelos seus direitos, mas também pelos direitos dos menos favorecidos.
No município de Paraíso, a comemoração alusiva ao Dia da Independência do Brasil incluiu a 1ª Taça Nossa Terra, Nossa Gente, com a participação de equipes da região durante toda a semana, com encerramento no sábado, dia 6. Já no dia 7, a comemoração aconteceu por meio da competição de veloterra, com a presença de pilotos da região, além da disponibilização de brinquedos para as crianças no ginásio do município. De acordo com o secretário de Educação, Omar Líbero, a participação da comunidade em todas as atividades propostas superou as expectativas. Na oportunidade, ele agradece a todos que de alguma forma estiveram compromissados com o evento.
Em Guaraciaba, a comemoração do Dia da Pátria aconteceu também na noite do dia 5, com atividades culturais. Conforme profissionais apresentaram-se todas as escolas do município, inclusive a Escola de Educação Especial Sonho Meu, Núcleo Avançado de Ensino Supletivo, Peti, Grupo de Dança Alemã Lichtenschein, Grupo de Idosos e Fhaiconte. Os números apresentados abordaram diversos assuntos. Conforme o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Jair Agostini, cada uma das apresentações da Noite Cultural mostrou um pouco do que é realizado ao longo do ano em cada escola ou entidade.
Já em Tunápolis, a festividade foi realizada por meio de uma celebração, reunindo alunos das escolas municipais e estaduais no último domingo, dia 7. Para o secretário de Educação, Renato Paulatta, esta foi uma forma produtiva de comemorar a data. Ele destaca que estudantes promoveram trabalhos culturais observando a realidade do Brasil.
Em Iporã do Oeste aconteceu no dia 7 o encerramento das atividades cívicas no Ginásio Municipal Artur Friedrich, com apresentações culturais, presença de entidades do município e a Banda Municipal de Seara.
Em Campo Erê, comunidade, pais, alunos e professores comemoraram a Independência com a I Mostra de Trabalhos das escolas do município. Foram dois dias de exposição de trabalhos realizados durante todo o semestre. Conforme a secretária de Educação Municipal, Marines Picinini, a comunidade aprovou a realização da amostra, fato comprovado com a boa participação de todos, onde aproximadamente 700 pessoas passaram pela exposição, no dia 7, domingo. \"A comunidade achou que foi mais viável fazer a amostra, pois os pais puderam participar e ver de perto os trabalhos expostos pelos seus filhos\", avalia.
Deixe seu comentário