DESENVOLVIMENTO

Programa Parceiro Anjo é desenvolvido em Belmonte

Programa Parceiro Anjo é desenvolvido em Belmonte
Ascom Belmonte

A prefeitura de Belmonte, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), em parceria com a LB Soluções em Inclusão Social e Sebrae, laçou o Programa Parceiro Anjo no município. A ação visa despertar o empreendedorismo na juventude como estratégia para a inclusão social, acesso ao mercado de trabalho e fortalecer o empreendedorismo de base. A iniciativa utiliza a metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae/SC e é coordenado pela LB Soluções. O município faz o aporte financeiro e estrutural para execução das aulas.

O projeto Parceiro Anjo, segundo o educador social e empreendedor Luis Alberto Schoingele, busca desenvolver competências comportamentais para fortalecer nos jovens participantes a capacidade de transformar o mundo em que vivem, ampliar suas possibilidades de realizar seus sonhos, de se preparar para enfrentar riscos calculados e mudanças, além de aumentar a rede de contatos. Até agora são 20 jovens inscritos, com idade entre 14 e 19 anos. Ainda há cinco vagas.

Os participantes são estimulados a terem atitudes empreendedoras apoiadas, sobretudo, na responsabilidade, na cooperação, na criatividade, na inovação e na sustentabilidade ambiental, que contribuam de algum modo para sua realização pessoal e profissional.

Entre os impactos positivos para a sociedade observados nos municípios que já executaram o Projeto Parceiro Anjo estão: interromper o ciclo de violência; fortalecer características e comportamentos empreendedores; atuar no protagonismo juvenil; reduzir a evasão escolar; inserção no mercado de trabalho e incentivar novas atividades econômicas.

Para o prefeito, Jair Giumbelli, iniciativas como essa mostram aos jovens o caminho para um futuro mais promissor. "É uma oportunidade que os jovens tem para mudar e traçar seu futuro. Chegar ao mercado de trabalho, seja como colaborador ou empreendedor, com uma base de conhecimento como oferecida pelo projeto, dá a eles (jovens) mais chances de despontar e crescer", analisa o prefeito.

O Projeto tem carga horária de 40 horas e é dividido em oito encontros, que são realizados nas terças-feiras no Centro Social do município. As próximas atividades contemplarão: metodologia do programa Crescendo e Empreendendo (20, 21 e 22/07); consultoria e elaboração de currículo (27/07); primeira aula prática com produção de alimentos (03/08); roda de conversa como empreendedores (10/08); segunda aula prática com produção de alimentos (17/08); gerenciamento do negócio e avaliação do projeto (24/08) e cerimônia de entrega de certificados (24/08).

A iniciativa é uma das práticas deferidas pela Equipe da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania

Benção dos Veículos será no bairro São Gotardo Anterior

Benção dos Veículos será no bairro São Gotardo

Setenta empresas participam do Liquida São Miguel Próximo

Setenta empresas participam do Liquida São Miguel

Deixe seu comentário