Assinadas e entregues ordens ser serviço para novas obras em São Miguel do Oeste |
Prejuízos com a estiagem também são apontados
Prefeitos de mais quatro municípios expõe as conquistas e dificuldades enfrentadas
GUARACIABA
Mais uma vez administrando Guaraciaba, o prefeito Airton Fontana (PT), como os demais administradores considera o período da estiagem um dos piores momentos. \"Foram muitos prejuízos, principalmente na agricultura, diminuindo a renda e depois, na metade do ano, as plantações enfrentaram o excesso de chuvas. Por isso a prefeitura teve que investir e ajudar os agricultores\", diz Fontana.
Outro ponto negativo citado pelo prefeito, foi de não conseguir mais recursos em nível estadual. \"A crise no cenário político nacional, com certeza é outro ponto negativo, pois abalou a estrutura política em todas as esferas\", acrescenta.
Fontana não esquece que no Governo Federal o município teve diversos projetos contemplados. \"Do nosso plano de governo, apesar das dificuldades, conseguimos superar as expectativas, muitas obras foram entregues a comunidade. Como salas de aulas novas e reformadas, ginásio de esportes, adquirimos máquinas e veículos e também entregamos centros de multiplo Uso. Isso é fruto de uma longa caminhada, e a reeleição nos deu condições para melhorar mais. Em 2005 demos ênfase nos setores de saúde e educação e em 2006 também vamos investir mais na indústria\", declara o prefeito.
PARAÍSO
Reeleito em 2004, Enio Reckziegel (PPS) diz que foi um tanto difícil o ano de 2005 e houve entraves na liberação de recursos, principalmente por parte do Governo Federal. \"Nossos recursos foram limitados, mas mesmo assim foi possível fazer alguma coisa. Adquirimos uma retroescavadeira, as escolas tiveram melhorias, no setor de transporte e obras desenvolvemos um bom trabalho. Em parceria com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) realizamos o projeto Água Potável na linha Entre Rios e em 2006 será no assentamento Três Passos. Também construímos uma ponte no Rio das Flores\", coloca.
Sobre a luta pela construção do asfalto da BR 282 de SMOeste a Paraíso, Reckziegel avalia como importante o trabalho de mobilização realizado com a Administração de SMOeste e a comunidade. \"Tivemos sucesso, pois tiramos do campo da denúncia. Hoje, os recursos estão liberados, estamos aguardando a aprovação do orçamento da União para que a obra inicie em 2006. Isso significa progresso, não somente para Paraíso, mas para região\", salienta o prefeito.
TUNÁPOLIS
Também estreante na política, o prefeito Adenor Wendling (PT) enumera os problemas e os avanços em 2005. \"Entre as dificuldades estão conhecer e trabalhar com a máquina pública; estruturar o quadro de funcionários e enfrentar a estiagem\", explica. Ele também afirma que houve limitações por causa dos projetos que não estavam finalizados.
Conclusão do programa de esgoto, construção de asfalto e melhora na frota de veículos. \"Temos muita despesa em oficina e nossa intenção em 2006 é melhorar mais. Conseguimos liberações de verbas para saúde e estiagem com o Estado. Já com o Governo Federal, vários convênios foram firmados e totalizam R$ 460 mil. Outra novidade foi a implantação de uma administração participativa, com o Orçamento Participativo. No próximo ano vamos dar andamentos aos trabalhos e buscar sempre o melhor para a comunidade\", ressalta.
ANCHIETA
O prefeito Antoninho Mariani (PT), administrou pelo primeiro ano o Executivo e afirma que esse momento inicial foi para organizar a casa. \"Adquirimos experiência, conhecimento e tivemos muitas decepções. Esperávamos nos deparar com uma realidade e encontramos outra. As dificuldades foram quitar as dívidas, os salários atrasados, enfrentar a estiagem do início do ano\", enfatiza.
Segundo Mariani, muitas metas acabaram não sendo alcançadas, mas neste final de ano a prefeitura já está em situação diferente, conseguindo reverter o quadro de dividas e obter um saldo positivo. \"Isso graças aos projetos federais, as emendas feitas pelos deputados federais Cláudio Vignatti, Mauro Passos, Luci Choinack e a senadora Ideli Salvatti, todos do Partido dos Trabalhadores. Em 2006 já teremos R$ 900 mil para investir em obras\", diz o prefeito.
Deixe seu comentário