Assinadas e entregues ordens ser serviço para novas obras em São Miguel do Oeste |
Entidades avaliam ações realizadas em 2005
Depois de um ano de trabalho, representantes destacam as principais atividades desenvolvidas
A maioria das pessoas faz um balanço das coisas positivas e negativas que aconteceram em suas vidas no ano que se finda. Depois de um ano inteiro de atividades chega a hora de fazer uma avaliação. Os representantes de algumas entidades de São Miguel do Oeste fazem uma estimativa de suas principais ações em 2005. Para o Corpo de Bombeiros o ano não poderia ter sido melhor, e sem exagero histórico.
De acordo com comandante do Corpo de Bombeiros, Aldo Franz, 2005 foi um ano de muitas conquistas para a instituição. \"Foi um ano de realizações de projetos em nível regional e local. Diríamos que a ativação do serviço de Bombeiros em SMOeste, que aconteceu no ano de 1979, teve em 2005 uma etapa vencida e deu início a uma etapa diferente\", conta o Comandante.
Ele se refere a ativação da 5ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar que aconteceu em 26 de julho de 2005. Vinte e seis anos depois de o Pelotão do Corpo de Bombeiros ter sido ativado no município. \"Trata-se da elevação do nível gerencial, administrativo e operacional da Corporação em toda a região do Extremo Oeste e parte da região da Amerios (Associação dos Municípios da Região de entre Rios) que ficou vinculada a nossa Companhia. E essa nova condição representa um maior aporte de recursos do Estado, uma economia funcional, administrativa e operacional ampliada, além de SMOeste ter um contingente maior de efetivo\", explica.
14° RCMEC
Para o 14º RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizada) o ano foi marcado por algumas dificuldades. Segundo o Coronel Rui Yutaka Matsuda, não foi fácil para o exército cumprir com seus objetivos em 2005 devido ao orçamento destinado as Forças Armadas. \"Mais uma vez, contra a nossa vontade, tivemos que passar ao regime de meio expediente a partir do início do mês de novembro, o que limitou muito a nossa capacidade de cumprir todos os objetivos\", conta o coronel.
Apesar disso, Matsuda destaca que o exército fez o possível para cumprir as metas de 2005. Uma delas foi dar segurança ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando ele esteve em Chapecó e Coronel Freitas no início do ano. Além disso, outra ação de destaque foi a operação contra a febre aftosa. \"Nós ficamos 43 dias operando na divisa do estado de Santa Catarina e Paraná com o objetivo de que dentro desse período tivesse o mínimo possível de chance de entrar o foco de aftosa no Estado e realmente isso aconteceu. Nós operamos junto com o Governo do Estado e no final da operação tivemos uma avaliação muito positiva. Para nós também foi relevante em função de podermos treinar tipos de operação que não são convencionais, mas são importantes\", salienta.
\"Em 2005 salientaria também os objetivos que traçamos de maior integração com a sociedade e em especial fazer a inserção do soldado que desse baixa na sociedade já com uma possibilidade de um emprego melhor e isso está sendo cumprido. Outra atividade importante foi o convênio com a Unoesc para a criação do Curso de Estratégia e Liderança\", relembra Matsuda.
POLÍCIA MILITAR
O balanço da Polícia Militar em 2005 revela um dado de relevância para a sociedade: as ocorrências de furtos vêm diminuindo em relação ao ano de 2004. Segundo o comandante da PM, Luiz Guerini, isso se deve graças ao lançamento em 2005 do Plano Estratégico da Polícia Militar com ações previstas até o ano de 2020 e por conseqüência o lançamento de emprego operacional. \"Esse projeto prevê uma maior ostensividade das viaturas e do combate das principais ocorrências e hoje estamos colhendo esses frutos\", avalia Guerini.
De acordo ele, a avaliação dos trabalhos realizados em 2005 pela PM na parte operacional é positiva. \"No ano passado tivemos uma incidência de furtos de veículos e de residência, o que não aconteceu com tanta intensidade neste ano. O destaque deste ano foi o policiamento ostensivo, que trouxe ótimos resultados\", ressalta o comandante. Ele explica que no final do ano ? período de férias - os números de furtos aumentam, mas em 2005 um fato relevante é que além de diminuir o número, a PM conseguiu prender mais de 80% dos autores dos furtos.
Quando as ações realizadas em 2005 ele salienta ainda que o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) foi implantado neste ano dentro da Apas (Associação de Pais e Amigos dos Surdos), o que segundo Guerini é um fato inédito no Estado. \"Em 2005 instalamos também a polícia comunitária nos municípios de São José do Cedro, Guarujá do Sul, Princesa e Maravilha, que tem dado bons resultados na região\", relata.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O secretário regional da SDR (Secretaria do Desenvolvimento Regional) de São Miguel do Oeste, José Fiorini, na sua avaliação das atividades desenvolvidas em 2005 afirma que o ano foi bom. \"Estamos cumprindo com o que foi determinado pelo Conselho de Desenvolvimento Regional. conseguimos, por exemplo, fazer os convênios com as prefeituras para iniciar os acessos asfálticos. Além do Hospital Regional, que estamos praticamente finalizando\", destaca.
Fiorini afirma que mesmo não tendo sido definido ainda o nome da empresa que construirá o hospital, em janeiro de 2006 isso será resolvido. \"Nossa expectativa é que até janeiro possamos saber qual a empresa vencedora e homologar para que o governador assine a ordem de serviço para começar a obra\", acredita Fiorini.
Na avaliação do secretário o ano não poderia ter sido melhor. Para ele o modelo de descentralização está mostrando correto e os resultados já são visíveis. \"Agora temos acesso aos recursos e disponibilidade para fazermos aquilo que a região espera, o que não acontecia no passado. Antes era tudo centralizado e não éramos lembrados. O governado tem ajudado muito a região e tem sido o nosso maior incentivador\", salienta Fiorini. Que informa que Luiz Henrique da Silveira (PMDB) estará na região no dia 7 de janeiro para inaugurar a iluminação pública do aeroporto e iluminação até a Faismo, além de uma escola em Belmolte.
Deixe seu comentário