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Jornal provoca nova produção literária na EEB Santa Rita
Alunos são motivados, através da leitura e da crítica do jornal em sala de aula
As meninas e meninos que estudam na terceira e quarta séries da Escola de Educação Básica Santa Rita já realizaram uma viagem de volta ao mundo, com paradas em lugares exóticos, raros e interessantes, espalhados pelos cinco continentes, como a Itália, a China e a Oceania, com as suas ilhas tropicais e montanhas nevadas. São também grandes cozinheiros, já que lançaram há pouco tempo uma coletânea de receitas típicas de diversos lugares do mundo, sabores conhecidos e desconhecidos, mas que nem por isso deixam de ser apreciados. Algum novo convênio de intercâmbio com escolas estrangeiras? Um projeto de valorização e retomada de uma alimentação saudável , com o objetivo de acabar com a obesidade mórbida? Nada disso. Apenas o resultado do trabalho de sensibilização para as vantagens da leitura diária de Jornal, realizado pela professora Cleudes Maria Maziero, que sempre reconheceu o potencial pedagógico existente na mídia impressa. "Ela não descansa um minuto sequer. Está sempre criando alguma coisa nova para trabalhar com as suas crianças, riscando, lendo, criando e montando alternativas de produção de texto, tendo como referência o material jornalístico recebido pela escola todos os sábados", explica a diretora da instituição, professora Antonia Rizzo. De fato, nota-se um desenvolvimento na metodologia aplicada pela professora Cleudes em seu trabalho de promover a leitura junto ao seu grupo de alunos do Fundamental, puxando mais pelo imaginário e pela criatividade das crianças e adolescentes colocadas sob sua responsabilidade. "Incentivo os meus alunos a levarem o jornal para suas casas, conversarem com seus familiares a respeito das notícias, e discutirem com eles sobre as soluções possíveis a estes problemas de suas comunidades.", declara Cleudes."A partir daí, fica mais simples fazer provocações com o grupo para a realização de trabalhos diversos de produção textual, como o diário da volta ao mundo ou o livro de receitas deliciosas, elaborados com muita criatividade e técnica por todo o grupo", completa. O resultado deste modelo de trabalhar com o jornal e a informação em sala de aula fica definido no modo como os alunos se posicionam em relação aos trabalhos finalizados pelo grupo. São textos limpos, revisados e de fácil compreensão, até mesmo por leitores iniciantes, como são os próprios autores, ilustrados com técnicas primárias e propostas pedagógicas características. A construção desses trabalhos torna evidente uma absorção completa dos conteúdos temáticos, repassados em aulas normais e constantes do calendário de atividades e do PPA (Planejamento Pedagógico Anual) da escola, somada às informações passadas por pessoas da comunidade leitoras de jornal. Essa fase de produção e montagem de um produto gráfico, a partir de uma idéia inicial do modelo, mostra que as atividades propostas e repassadas pela professora Cleudes aos alunos, não só estão formando um grupo de novos leitores com visão sistêmica, mas contribuindo para o resgate do leitor consciente e crítico, atuante e formador de opinião, que lê, compreende e repassa o que lê a outras pessoas, numa ação de informar, esclarecer e educar.
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