Hospital CasaVitta sedia primeira cirurgia endoscópica de coluna na região
-
Divulgação Ascom -
Foi realizado, no último mês, o primeiro procedimento de endoscopia de coluna no Oeste de Santa Catarina. Conforme informações do médico neurocirurgião Giancarlo Gehlen Bregalda (CRM-SC 16.372) no Hospital CasaVitta, o paciente com hérnia discal lombar e dor refratária ao manejo clínico, teve o procedimento realizado com sucesso no centro cirúrgico do hospital, e rápida recuperação, recebendo alta no dia seguinte.
Bregalda explica que este tipo de procedimento é uma evolução da técnica tradicional, e permite acelerar o processo de recuperação, pois mobiliza menos estruturas, o que permite que o paciente tenha alta no mesmo dia.
"É um procedimento menos agressivo, indicado para hérnias de disco lombar e cervical, lesões císticas de coluna, estenoses de canal tanto cervical quanto lombar, e outros”, cita o neurocirurgião. As indicações são basicamente as mesmas da cirurgia tradicional, e o resultado é semelhante, no entanto, a cirurgia endoscópica permite resultados mais rápidos devido ter uma manipulação menor dos tecidos.
Para ser realizada, é necessário treinamento e formação específica. As contraindicações são as habituais de procedimentos cirúrgicos comuns, como doença cardíaca grave, diabete descontrolada, crise hipertensiva ou outras comorbidades.
Neste primeiro procedimento realizado no Extremo Oeste, conforme o profissional, o paciente tinha uma hérnia discal paramediana direita entre a terceira e quarta vertebral lombar, sendo optado por uma técnica interlaminar, onde se tem acesso à raiz nervosa comprometida que foi prontamente descomprimida, sendo o acesso na pele suturado com um único ponto. A cirurgia foi realizada com sucesso, sendo o paciente liberado caminhando e sem dor.
Ascom
Deixe seu comentário