Acismo participa de debate sobre o futuro empresarial na Semana Acadêmica do IFSC |
Edição 1276 (publicada em 17/01/08)-Grande público prestigiou a
A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas tenham passado pela feira no final de semana
O último final de semana foi movimentado no Parque de Exposições Rineu Gransotto, em São Miguel do Oeste, durante a VII edição da Feira da Melancia. Durante o evento também foram realizados o X São Miguel Tchê, a VI Feira da Terneira, a V Feira da Uva e a V Feira da Estadual da Economia Solidária.
De acordo com os organizadores, o balanço oficial da feira deve ser feito em uma reunião na próxima quinta-feira, mas as informações iniciais dão conta de que mais de 30 mil pessoas passaram pelo parque nos três dias da festa.
Na sexta-feira, dia 11, foi realizada a abertura oficial da feira, com a participação de produtores rurais, empresários, autoridades locais e regionais. Na oportunidade, o presidente da Coopoeoeste Terra Viva, empresa organizadora do evento, Nelson Foss da Silva, disse que a feira é o reconhecimento do trabalho dos movimentos sociais. \"É possível, mesmo com divergências, criar muitas coisas pela parceria entre produtores, movimentos sociais e empresas. Toda essa feira é resultado de mais de 20 anos de trabalho da comunidade local\", destacou.
A Feira da Melancia oportunizou muitos negócios na comercialização de melancias, uvas e outras frutas, artesanatos, produtos coloniais, animais, plantas, além de fortalecer as vendas nos setores da indústria e do comércio.
O prefeito em exercício de São Miguel do Oeste, Moacir Martello, ressaltou que todas as feiras realizadas em conjunto servem como motivação para as pequenas propriedades. \"A realização dessa feira demonstra o esforço daqueles que acreditam na agricultura familiar e na importância dessa agricultura para a economia. Esse é o resultado de muitos anos de organização dos movimentos sociais\", enfatiza.
No sábado à noite, o show da Banda Tchê Garotos movimentou São Miguel do Oeste e região. Mais de 4 mil pessoas participaram do show da banda gaúcha.
IMPORTÂNCIA
A primeira Feira da Melancia foi realizada em janeiro de 2001 e com o decorrer dos anos outras feiras foram sendo realizadas em conjunto. O objetivo do evento é oportunizar aos produtores a comercialização dos seus produtos e resgatar valores culturais. A feira é resultado dos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos desde meados da década de 80, organizados pelos movimentos sociais que atualmente promovem o evento. A feira proporcionou uma nova alternativa de renda para os agricultores, que hoje tem nesse cultivo um bom ganho financeiro. As frutas produzidas aqui são comercializadas em várias partes do Brasil.
\"A nossa grande alegria é lembrar como tudo isso começou. Celebrar a coragem para mudar. Essa é o fruto da organização dos movimentos sociais para construir uma nova história\", lembrou a presidente estadual do PT e incentivadora dos movimentos sociais, Luci Choinacki.
MÚSICA
Durante a Feira da Melancia também foram realizados o Femuser (Festival Regional da Música Sertaneja) e o Fercom (Festival Regional da Composição Serteneja). O objetivo é divulgar e despertar o gosto pela música sertaneja, dando oportunidade aos artistas e compositores da região. Na sexta-feira, dia 11, aconteceram as eliminatórias e no domingo, dia 13, as finais.
No Fercom, os vencedores são todos de São Miguel do Oeste. Classificação final: 1º lugar -Celi e Rafael, 2º - lugar Ilisabeht Fernandes, 3º lugar - Jaque Carvalho, 4º lugar - Edson Furhmann e em 5º lugar - Luiz Boschetti.
No Fermuser, os vencedores foram: Igor e Junior, de São Miguel do Oeste, Deisi Cristina, de Guaraciaba, Marcelo e Marcionei, de São Miguel do Oeste, Luiz Carlos e Ronaldo, de são José do Cedro e Jorge Lemes, de Palmitos.
Deixe seu comentário