Ao longo da terça-feira, dia 11, a formação de uma área de baixa pressão próxima ao Rio Grande do Sul, intensifica o fluxo de umidade da região amazônica sobre Santa Catarina. Esta configuração, aliada às demais instabilidades atmosféricas, segue provocando chuvas no Estado. Essa chuva persistente, volumosa, por vezes intensa, pode vir acompanhada de temporais bem isolados, principalmente em áreas do Grande Oeste e Planaltos.
O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é alto a muito alto nestas áreas e de moderado a alto no restante do Estado. As temperaturas à tarde chegam aos 26°C no Baixo Vale, Litoral Norte, e variam entre 16°C e 23°C nas demais áreas.
QUARTA-FEIRA
Na quarta-feira, dia 12, o aprofundamento da área de baixa pressão próxima ao litoral do Rio Grande do Sul dá origem a um ciclone extratropical, com uma frente fria associada. Estes sistemas seguem provocando chuvas do Meio Oeste ao Litoral de Santa Catarina, por vezes na forma de temporais isolados.
Entre o Litoral Norte e Baixo/Médio Vale do Itajaí, os acumulados de chuva devem ser mais significativos, configurando risco moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos. Nas demais áreas do Estado, o tempo fica nublado, com chance de chuva isolada.
Ao longo do dia, as temperaturas variam de 12°C a 21°C no Grande Oeste e Planaltos.
QUINTA-FEIRA
Na quinta-feira, dia 13, a frente fria se afasta em direção ao oceano, mas segue o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica, o que mantém a condição de chuva para o Estado. Essa chuva persistente, por vezes intensa, pode vir acompanhada de temporais isolados.
O risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (como alagamentos, deslizamentos e enxurradas), aos raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos.
Ao longo do dia, as temperaturas variam de 12°C a 26°C no Grande Oeste.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
A sexta-feira, dia 14, segue com tempo instável em boa parte de SC, com chuva persistente, ainda por conta da combinação da frente fria no oceano com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica.
Ao longo do sábado, dia 15, uma alta pressão deve se estabelecer entre o RS e o oceano, o que favorece sol com algumas nuvens em grande parte de SC, mas, também, mantém a umidade do oceano em direção ao litoral e áreas próximas, o que deixa o dia com muitas nuvens a nublado, e chance de chuva a qualquer hora.
Defesa Civil SC
Deixe seu comentário