Sicoob São Miguel estreia na Expovale 2024, maior feira do Vale do Taquari |
Neste domingo, dia 2, milhares de pessoas da região poderão comparecer às urnas para votar. E, para não haver transtornos, é importante saber em qual zona e seção a eleitora e o eleitor exercerão o direito ao voto.
Segundo a chefe da 45ª Zona Eleitoral, Deana Fanton, os eleitores que não lembram a seção eleitoral ou não lembram qual o local de votação, podem consultar no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), antes de se deslocarem aos locais de votação. Pelo site do Tribunal, é possível descobrir o local de votação na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.
Para pesquisar o local, basta preencher algumas informações: o nome, número do título de eleitor ou CPF; Data de nascimento; e nome da mãe. Feito isso, a página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.
Deana cita ainda que através do site, é possível inclusive imprimir a segunda via do título. Ainda na página principal do TSE há outra possibilidade de consulta no “Autoatendimento do Eleitor”, disponível no alto do menu “Eleitor e Eleições”, ou no conjunto de menus localizados no lado direito da capa do portal. O Autoatendimento oferece uma série de serviços remotos, diretamente pelo computador, para que não seja necessário sair de casa.
CHATBOT DO WHATSAPP
Parceria do TSE com o serviço de mensagens, o assistente virtual está disponível e oferece também a consulta ao local de votação. O sistema funciona de forma simples: basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp, e salvar o contato para receber os conteúdos do bot.
ALTERAÇÕES NOS
LOCAIS DE VOTAÇÃO
Conforme a chefe da 45ª Zona Eleitoral, em São Miguel do Oeste haverá alteração em três locais de votação:
- As seções eleitorais da Escola de Educação Básica Dr Guilherme José Missen foram transferidas para o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), no bairro São Luiz.
- As seções eleitorais da Escola Aurélio Pedro Vicari foram transferidas, definitivamente, para a Escola Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, situada na Rua São Cristóvão, bairro São Gotardo, nas proximidades do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
- As seções eleitorais da Linha Caxias serão instaladas no Salão da Igreja da Linha Caxias, e não mais na antiga escola.
USO DO CELULAR
Deana destaca que o uso do celular já é proibido há algumas eleições, por causa do sigilo do voto. Neste sentido, os mesários estão recebendo uma folha que será fixada em uma mesa, onde o eleitor deverá deixar o seu celular no momento de votação. Essa mesa ficará visível para os mesários e para o eleitor.
Deixe seu comentário