Sicoob São Miguel estreia na Expovale 2024, maior feira do Vale do Taquari |
Atenção eleitores e eleitoras, é hora de escolher os futuros governantes do Estado e do País. Neste domingo, dia 2 de outubro, acontece a eleição para a escolha dos deputados federais, deputados estaduais, senadores, governadores e presidente da República. Mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros poderão comparecer às urnas, entre 8h e 17h, para votar. Nos cinco municípios de abrangência da 45ª Zona Eleitoral, em torno de 46 mil eleitores podem participar deste processo democrático.
De acordo com a chefe da 45ª Zona Eleitoral, Deana Fanton, as urnas eletrônicas da 45ª Zona Eleitoral de São Miguel do Oeste, que engloba os municípios de Bandeirante, São Miguel do Oeste, Descanso, Belmonte, e Santa Helena, já estão prontas para funcionarem nas seções eleitorais neste domingo, dias das eleições.
A orientação ao eleitor é para que prepare a documentação para votar. Em primeiro lugar, a recomendação é para que anote os números dos seus candidatos para os cinco cargos. A ordem de votação será a seguinte: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. “Essa é a ordem que irão aparecer os cargos na urna eletrônica. Então, é interessante que os eleitores levem os números anotados, nessa ordem, para facilitar”, destaca.
Deana ressalta que haverá identificação biométrica nessas eleições, com isso há uma tendência maior de formação de filas fora das seções eleitorais. No entanto, todos poderão votar, quem tem cadastro biométrico e quem não tem. Os mesários estão treinados para habilitar os dois eleitores, quem fez o cadastro biométrico e quem não fez. Vale lembrar que o TSE fez convênio com outras instituições que têm banco de dados de biometria, então é possível que o eleitor chegue na seção eleitoral, e seja identificado biometricamente, mesmo que não tenha feito esse cadastro no cartório. Essa informação vai constar na urna, e no caderno de votação. “Reforçando, todos os eleitores poderão votar, tanto os que têm cadastro biométrico, como os que não têm a biometria”, reforça.
DOCUMENTOS
NECESSÁRIOS PARA VOTAR
O documento obrigatório para o eleitor votar é um documento oficial de identificação com fotografia, como a Carteira de Identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ele também deve levar o Título de Eleitor, até mesmo para saber em qual seção eleitoral que ele vota.
Quem fez o cadastramento biométrico, e tem a fotografia, pode baixar o aplicativo e-Título. Se no aplicativo constar a fotografia, o eleitor pode levar o celular, abrir o aplicativo, e mostrar para os mesários para eles identificarem o eleitor.
Deixe seu comentário