Cirurgia Ortognática - quando realizar?
A crescente preocupação com a estética tanto na área da medicina como na odontologia, devido principalmente a uma imposição social e ao trabalho da mídia valorizando a beleza, fez aumentar a procura para tratamento das alterações faciais.
A crescente preocupação com a estética tanto na área da medicina como na odontologia, devido principalmente a uma imposição social e ao trabalho da mídia valorizando a beleza, fez aumentar a procura para tratamento das alterações faciais. Isso foi possível devido à facilidade de tratamento pela popularização dos procedimentos com o avanço das técnicas cirúrgicas, divulgação e disponibilidade de profissionais habilitados.
Conforme o Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais Bento Stang, a cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico realizado por cirurgiões-dentistas especializados em cirurgia bucomaxilofacial, com o objetivo de corrigir alterações dentofaciais. “Apesar de não ser exclusivamente uma cirurgia estética, o ganho estético facial para os pacientes que realizam esse procedimento é muito significativo. Os pacientes com alterações dentofaciais podem também apresentar problemas na mastigação, fonação, respiração e psicológicos devido ao aspecto facial anormal”, explica.
Conforme Stang, o plano de tratamento é feito orto-cirúrgico ou seja, definido pelo ortodontista e pelo cirurgião bucomaxilofacial. Portanto, antes de realizar a cirurgia, o paciente deverá realizar a ortodontia pré-cirúrgica, que é o alinhamento, nivelamento e coordenação dos arcos para a cirurgia. Ele destaca que os pacientes que apresentam essas deformidades podem ser classificados basicamente de pacientes retrognatas, os quais apresentam a mandíbula menor que a maxila; pacientes prognatas, nos quais a mandíbula é maior que a maxila (queixo grande) e pacientes com excesso vertical de maxila (sorriso gengival), os quais expõem exageradamente a gengiva quando vão sorrir. Essas alterações podem estar presentes isoladamente ou associadas; quando estão associadas, a alteração é mais grave e portanto mais difícil de tratar somente com aparelho ortodôntico. O diagnóstico dessas alterações é realizado clínica e radiograficamente por um profissional habilitado. Assim, a cirurgia ortognática tem como objetivo colocar os maxilares na posição correta, obtendo melhora funcional e estética para o paciente.
Quando devo realizar
a cirurgia?
Stang enfatiza que a cirurgia ortognática deve ser indicada nos casos onde o tratamento com aparelho ortodôntico somente não é suficiente para corrigir as alterações dos dentes e maxilares. Embora, para alguns pacientes, seja possível corrigir os dentes, o perfil facial do paciente poderá ficar alterado, o qual prejudicará a estética facial final. É importante salientar que, mesmo que o paciente faça a cirurgia para a correção dos maxilares, o tratamento com aparelho ortodôntico deve ser feito previamente e também posteriormente à cirurgia, o que chamamos de ortodontia pré e pós-cirúrgica.
Cirurgia
O procedimento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral. São realizados cortes ósseos na maxila, como na mandíbula, todos por dentro da boca, portanto sem a existência de cicatriz externa, e os segmentos em seguida posicionados corretamente e fixados com miniplacas e parafusos de titânio. O tempo de internação para a cirurgia é normalmente de apenas um dia no hospital, sendo liberado no dia seguinte à cirurgia. Apesar de não ficar com a boca totalmente fechada, como acontecia antigamente, uma dieta controlada deve ser seguida rigidamente durante o período pós-operatório. Alguns pacientes podem perder até cinco quilos durante o período de recuperação. Quando o paciente tiver dúvida quanto ao seu problema, deverá conversar com um cirurgião-dentista, preferencialmente ortodontista e cirurgião bucomaxilofacial para definir a melhor conduta a ser seguida.
Dr. Bento Stang
Professor de Cirurgia Bucomaxilofacial da Unioeste - CASCAVEL - PR; Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – UNICAMP - SP; Doutorando em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – UNICAMP - SP
Email: stang@fop.unicamp.br
Deixe seu comentário