Acismo participa de debate sobre o futuro empresarial na Semana Acadêmica do IFSC |
A falta de recursos hídricos e o aumento de casos ativos de Covid-19 no município de Itapiranga tem gerado uma preocupação cada vez maior. Diante dos fatos, nesta terça-feira, dia 18, no auditório da prefeitura, aconteceu uma reunião convocada pela Administração Municipal, reunindo representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, órgãos de saúde, forças da segurança pública, sindicatos, associação comercial, promotores de eventos, dentre outros segmentos da sociedade. O encontro teve como objetivo avaliar o cenário atual da estiagem e da pandemia no município, a fim de estabelecer novas medidas para amenizar a situação.
Após amplo debate dos temas entre os participantes do encontro, ficou definido que o 15º Motogóis, o 18º Rodeio Crioulo Interestadual e o baile do aniversário de 68 anos do município, com escolha das soberanas da 43ª Oktoberfest, todos programados para a primeira quinzena do mês de fevereiro, estão suspensos. Em relação a promoção dos JAIT (Jogos Abertos de Itapiranga), ficou acordado que o evento terá continuidade, sem a realização da modalidade de tiro de laço e a suspensão momentânea do futebol sete, por conta da forte onda de calor. Os eventos privados estão permitidos, mediante o cumprimento do protocolo "Evento Seguro", definido pela secretaria de Estado da Saúde.
A Administração Municipal, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Transportes e Obras irão priorizar as ações de enfrentamento à estiagem. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eusébio Tavares Filho, duas retroescavadeiras do município e as terceirizadas serão direcionadas somente para a abertura de fontes de água e valas temporárias para depósito de água bruta; será antecipado o pagamento do incentivo agrícola aos produtores que comprovarem despesas relacionadas à água; suporte à Epagri para elaboração de projetos para programas estaduais de reservação e distribuição de água. Eusébio citou ainda que foi aberto um cadastramento de tratores e caminhões tanque junto à secretaria para auxiliar no transporte de água, além da oferta dos programas que a pasta vem disponibilizando aos produtores.
De acordo com o secretário de Administração, Obras e Serviços Urbanos, Artêmio Scalon, mesmo com cinco estações de tratamento de água operando no município, o elevado consumo de água potável tem preocupado. O secretário salientou que em razão da falta de chuvas, a principal demanda é no meio rural, já que produtores estão utilizando mais água tratada nas propriedades, ocasionando uma sobrecarga no sistema. "Estamos passando por um momento delicado, se não chover nos próximos dias, a situação irá se agravar muito, com isso teremos que adotar medidas mais severas para manter o fornecimento de água à população, evitando que o sistema de abastecimento entre em colapso", disse o secretário. Artêmio destacou que a situação mais crítica é em Linha São Sebastião, onde a vazão do rio Macaco Branco está muito baixa, dificultando a captação de água para tratamento e distribuição na rede.
Ascom
Deixe seu comentário