POLÍTICA

Bolsonaro afirma que vetará fundo eleitoral

Bolsonaro afirma que vetará fundo eleitoral
Isac Nóbrega PR

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou na noite desta terça-feira, dia 20, que vetará o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada, no Projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) de 2022.

"Defendemos, acima de tudo, a harmonia entre os Poderes, bem como a sua autonomia. É partindo deste princípio que jogamos, desde o início, dentro das quatro linhas da Constituição Federal. Dito isso, em respeito ao povo brasileiro, vetarei o aumento do fundão eleitoral", escreveu o presidente em postagem na sua conta de Twitter.Ontem, dia 19, em entrevista exclusiva para a Rádio Nacional, veículo da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), o presidente já havia sinalizado a intenção de vetar o valor aprovado pelos parlamentares. "A tendência nossa é não sancionar isso daí em respeito aos trabalhadores, ao contribuinte brasileiro", disse o presidente. Ele defendeu que o recurso poderia ser melhor aplicado na construção de pontes e construção de malha rodoviária, por exemplo.

O fundo de financiamento de campanha foi criado após a proibição do financiamento privado, em 2015, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), sob o argumento de que as grandes doações empresariais desequilibram a disputa eleitoral. Nas eleições de 2018, o valor reservado para as candidaturas foi R$ 2 bilhões. O veto presidencial, se confirmado, precisará ser analisado pelos congressistas, que podem derrubá-lo. 

Câmara aprova redução de tempo de fala nas sessões Anterior

Câmara aprova redução de tempo de fala nas sessões

Governo descarta ajustes na reforma da previdência Próximo

Governo descarta ajustes na reforma da previdência

Deixe seu comentário