Assinadas e entregues ordens ser serviço para novas obras em São Miguel do Oeste |
No município de Guaraciaba já foi decretada Situação de Emergência com relação à dengue. Na cidade que também enfrenta uma epidemia, já foram confirmados 182 casos da doença neste ano, e aproximadamente 250 pacientes aguardam resultado dos exames. A informação é da secretária de Saúde, Daiane Dorigon. Segundo ela a situação é preocupante e exige a colaboração e envolvimento de toda a população no combate ao mosquito.
Conforme a secretária, já foram realizados mutirões de limpeza nos bairros da cidade, e divulgado um cronograma de recolha semanal de entulhos. Neste sentido, a equipe solicita que a população verifique quintais, as calhas, e tenham atenção especial com possíveis objetos que possam acumular água. Além disso, é importante que os moradores utilizem repelente, a recomendação vale tanto para as pessoas diagnosticadas ou não com a doença.
Daiane ainda reforça que ao apresentar sintomas, as pessoas devem procurar atendimento médico. O atendimento segue normal nas unidades de saúde. Já em horários que não há atendimento nos postos, a população deve se deslocar ao Hospital São Lucas.
Na segunda-feira, dia 4, a partir das 8h30, os integrantes do Comitê de Crise Contra a Dengue, criado no município, se reunirão para avaliar o cenário e definir novas ações e propostas.
BELMONTE
Na cidade de Belmonte, uma das primeiras da região a registrar epidemia de dengue neste ano, já foram confirmados 275 casos da doença. Até sexta-feira, dia 1º de abril, 144 moradores aguardavam o resultado dos exames. De acordo com a enfermeira de Epidemiologia de Belmonte, Cristiane Vivian Stolarski, as pessoas têm apresentado sintomas fortes da doença, como muitas dores. Alguns pacientes, inclusive, já necessitaram de internação.
Segundo a profissional, este é um cenário bem diferente na cidade, pois nunca tinha se vivido uma epidemia de dengue. A situação é preocupante, e o pedido é para que os moradores eliminem os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Isso é extremamente importante. Que as pessoas usem repelente, mesmo que se registre queda nas temperaturas, e adotem cuidados básicos como eliminação de água parada, para evitar que o mosquito se prolifere e contamine mais pessoas. Cristiane reforça que é preciso a colaboração de todos.
SJCEDRO
A cidade de São José do Cedro também é considerada com epidemia de dengue, e é por este motivo que já foi decretada Situação de Emergência no município. Com 253 casos confirmados e 199 suspeitos, conforme o boletim epidemiológico de sexta-feira, dia 1º de abril, o cenário tem se agravado e o pedido é de colaboração dos moradores. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de SJCedro, Leilane Weis, diversas ações já foram realizadas e seguem acontecendo no município, e ainda se registra situações de descaso.
"Pedimos que os moradores mantenham os locais limpos, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença", cita. Outra orientação é para que os moradores utilizem repelente. Além disso, recomenda-se que as pessoas tomem bastante água. Leilane reforça ainda o pedido para que a população fique atenta aos sinais de dengue hemorrágica, como sangramento na gengiva, nariz, sangue na urina, sintomas como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e desmaios. Além disso, é preciso evitar a automedicação, e seguir com as recomendações indicadas pelos profissionais da Saúde. "Percebeu algum sintoma, procure atendimento médico. Pedimos cuidados redobrados para as gestantes, idosos, e crianças", acrescenta.
Duas unidades são as indicadas aos pacientes com sintomas de dengue, a do bairro São Cristovão, e no antigo Centro de Covid, que agora funciona a Central da Dengue.
Deixe seu comentário