CENÁRIO REGIONAL

Belmonte, Guaraciaba e SJCedro também enfrentam epidemia

  • Folha do Oeste -

No município de Guaraciaba já foi decretada Situação de Emergência com relação à dengue. Na cidade que também enfrenta uma epidemia, já foram confirmados 182 casos da doença neste ano, e aproximadamente 250 pacientes aguardam resultado dos exames. A informação é da secretária de Saúde, Daiane Dorigon. Segundo ela a situação é preocupante e exige a colaboração e envolvimento de toda a população no combate ao mosquito.

Conforme a secretária, já foram realizados mutirões de limpeza nos bairros da cidade, e divulgado um cronograma de recolha semanal de entulhos. Neste sentido, a equipe solicita que a população verifique quintais, as calhas, e tenham atenção especial com possíveis objetos que possam acumular água. Além disso, é importante que os moradores utilizem repelente, a recomendação vale tanto para as pessoas diagnosticadas ou não com a doença.

Daiane ainda reforça que ao apresentar sintomas, as pessoas devem procurar atendimento médico. O atendimento segue normal nas unidades de saúde. Já em horários que não há atendimento nos postos, a população deve se deslocar ao Hospital São Lucas.

Na segunda-feira, dia 4, a partir das 8h30, os integrantes do Comitê de Crise Contra a Dengue, criado no município, se reunirão para avaliar o cenário e definir novas ações e propostas.


BELMONTE

Na cidade de Belmonte, uma das primeiras da região a registrar epidemia de dengue neste ano, já foram confirmados 275 casos da doença. Até sexta-feira, dia 1º de abril, 144 moradores aguardavam o resultado dos exames. De acordo com a enfermeira de Epidemiologia de Belmonte, Cristiane Vivian Stolarski, as pessoas têm apresentado sintomas fortes da doença, como muitas dores. Alguns pacientes, inclusive, já necessitaram de internação.

Segundo a profissional, este é um cenário bem diferente na cidade, pois nunca tinha se vivido uma epidemia de dengue. A situação é preocupante, e o pedido é para que os moradores eliminem os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Isso é extremamente importante. Que as pessoas usem repelente, mesmo que se registre queda nas temperaturas, e adotem cuidados básicos como eliminação de água parada, para evitar que o mosquito se prolifere e contamine mais pessoas. Cristiane reforça que é preciso a colaboração de todos.


SJCEDRO

A cidade de São José do Cedro também é considerada com epidemia de dengue, e é por este motivo que já foi decretada Situação de Emergência no município. Com 253 casos confirmados e 199 suspeitos, conforme o boletim epidemiológico de sexta-feira, dia 1º de abril, o cenário tem se agravado e o pedido é de colaboração dos moradores. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de SJCedro, Leilane Weis, diversas ações já foram realizadas e seguem acontecendo no município, e ainda se registra situações de descaso.

"Pedimos que os moradores mantenham os locais limpos, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença", cita. Outra orientação é para que os moradores utilizem repelente. Além disso, recomenda-se que as pessoas tomem bastante água. Leilane reforça ainda o pedido para que a população fique atenta aos sinais de dengue hemorrágica, como sangramento na gengiva, nariz, sangue na urina, sintomas como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e desmaios. Além disso, é preciso evitar a automedicação, e seguir com as recomendações indicadas pelos profissionais da Saúde. "Percebeu algum sintoma, procure atendimento médico. Pedimos cuidados redobrados para as gestantes, idosos, e crianças", acrescenta.

Duas unidades são as indicadas aos pacientes com sintomas de dengue, a do bairro São Cristovão, e no antigo Centro de Covid, que agora funciona a Central da Dengue. 



Matriz aponta todas as regiões no nível moderado Anterior

Matriz aponta todas as regiões no nível moderado

Confirmada epidemia de dengue em SMOeste Próximo

Confirmada epidemia de dengue em SMOeste

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso