AÇÃO

Sicoob São Miguel adota parque de Lajeado

  • Leandro Augusto Hamester -

O cooperativismo é um modelo de negócio que se preocupa com o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Em tempos de retomada e reconstrução do Rio Grande do Sul após as cheias, o Sicoob tem dado importante contribuição nesse sentido.

A campanha SOS Rio Grande do Sul recebeu mais de R$ 5,2 milhões em doações e o Sicoob acrescentou mais R$ 10 milhões ao montante para auxiliar as vítimas das enchentes. Esses recursos, administrados via Instituto Sicoob, foram utilizados na aquisição de alimentos, material de higiene e limpeza, móveis, utensílios domésticos, material de construção, reposição de equipamentos para serviços essenciais à população e outros itens que surgiram a partir das necessidades das comunidades.

Em Lajeado/RS, a agência do Sicoob São Miguel, localizada no Bairro São Cristóvão, firmou parceria com a Administração Municipal por meio da qual a cooperativa “adota” o Parque Professor Theobaldo Dick, no centro da cidade, que também foi duramente impactado pelas cheias do Rio Taquari.

 

Revitalização

 

Com recursos do Instituto Sicoob, foram adquiridos e doados 50 bancos de concreto e 50 mudas de árvores para recuperação do espaço. O plantio ocorreu na manhã de sábado, dia 12, envolvendo as equipes das agências de Lajeado e Teutônia, além de representantes da prefeitura local. “O Parque dos Dick é um dos principais pontos de encontro da cidade de Lajeado, onde a comunidade realiza atividades de lazer e práticas esportivas. O plantio de mudas de árvores tem um significado muito especial para toda equipe, assim como outras ações realizadas com recursos da campanha SOS Rio Grande do Sul e do Instituto Sicoob. Ver este local revitalizado nos enche de orgulho, é uma forma de colaborar com a qualidade de vida dos lajeadenses e da região, de hoje e das futuras gerações”, destaca a gerente da agência do Sicoob São Miguel de Lajeado, Jaqueline Herrmann da Silva.

 

Plantas nativas e frutíferas

 

A engenheira florestal da Prefeitura de Lajeado, Sabrina Marques Wolf, acompanhou o plantio das árvores. Ela lembra que o Parque dos Dick foi muito atingido pelas enchentes de 2023 e 2024. “Em maio o local ficou completamente alagado e a vegetação ficou debaixo d’água. Tivemos muitas perdas na arborização urbana, muitas árvores morreram. Essa ação do Sicoob é muito importante, permite que façamos a substituição dessa arborização. Tínhamos um parque muito bonito, as árvores já estavam em floração”, destaca.

A ação socioambiental de sábado teve o plantio de 12 mudas de jerivá, espécie nativa do Rio Grande do Sul, as quais substituem as palmeiras do parque; 26 de ipê amarelo, árvore símbolo de Lajeado, plantadas ao longo da Rua Santos Filho, que cruza o parque; três de acerola, três de goiaba tailandesa, uma de jabuticaba e cinco de bergamota ponkan, cujos frutos poderão ser consumidos pela população.



Leandro Augusto Hamester / Jornalista Correspondente Sicoob


Trio é preso pela Polícia Militar por tráfico de drogas e associação para o tráfico Anterior

Trio é preso pela Polícia Militar por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Curso de Direito da Unoesc promove 3ª Edição do Concurso de Debates Próximo

Curso de Direito da Unoesc promove 3ª Edição do Concurso de Debates

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso