Curso de Psicologia da Unoesc apresenta projetos sociais inovadores
-
Divulgação Unoesc -
Os estudantes da 7ª fase do Curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste apresentaram diversos projetos sociais desenvolvidos na disciplina de Psicologia e Intervenção Psicossocial. A atividade acadêmica contou com a presença de representantes da Rede Catarina da Polícia Militar, Polícia Civil, do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo para Menores Infratores), a psicóloga Alcione Seghetto, a enfermeira Raquel, entre outros.
Os projetos sociais foram construídos ao longo do semestre, tendo como base a realidade da comunidade. De acordo com a coordenadora do Curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, os estudantes realizam um diagnóstico situacional e levantam as necessidades de uma entidade ou grupo, iniciando assim a construção de um projeto social que visa atender a essas demandas específicas.
Entre os projetos desenvolvidos, com o apoio dos bolsistas do programa Universidade Gratuita, a Rede Catarina foi contemplada com um programa voltado para mulheres vítimas de violência. Sem a presença de um psicólogo atuando diretamente, os estudantes propuseram a criação de grupos de apoio para trabalhar diversos temas, incluindo o resgate da autoestima dessas mulheres.
O Case foi beneficiado com um projeto focado na reinserção social dos jovens que cumprem medida socioeducativa. O plano inclui a construção de uma república para moradia e a preparação desses jovens para o mercado de trabalho, contribuindo para sua reintegração na sociedade.
Outros projetos incluíram iniciativas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, com a presença de profissionais da oncologia e da psicologia, além de projetos voltados para escolas, educação infantil e capacitação de professores. Os convidados que acompanharam as apresentações, incluindo os beneficiados pelos projetos, puderam testemunhar o impacto positivo dessas iniciativas.
A coordenadora do Curso destacou a importância desses projetos para o desenvolvimento dos estudantes. “Quando eles desenvolvem esses projetos, acreditam na sua própria capacidade e autonomia para gerenciar trabalhos na psicologia. Aprendem sobre ética, trabalho interdisciplinar e como articular redes de apoio no município. Diversas habilidades são desenvolvidas, incluindo socioemocionais, técnicas e digitais, uma vez que confeccionam materiais tanto físicos quanto digitais para distribuição nos locais atendidos”, afirma Lisandra.
A apresentação destes projetos sociais do Curso de Psicologia reafirma o compromisso da Unoesc com a responsabilidade social e o papel transformador da educação. As iniciativas não só atendem às necessidades da comunidade, mas também proporcionam uma formação prática e significativa para os futuros psicólogos, preparando-os para enfrentar os desafios profissionais com competência e sensibilidade.
Ascom
Deixe seu comentário