Berlim, uma cidade que merece ser explorada

  • Divulgação -

 Berlim é a capital da Alemanha e por muitos anos seu povo viveu dividido por um famoso muro. A cidade tem uma população estimada em mais de três milhões e quinhentos mil habitantes. Após a divisão da Alemanha, em 1949, Berlim Oriental tornou-se a capital da Alemanha Oriental e Bonn  passou a ser a capital provisória da Alemanha Ocidental. O Muro de Berlim dividiu a cidade a partir de 1961 até ser desmantelado em 1989. Com a reunificação, Berlim Oriental e Ocidental foram novamente reunidas para formarem o 16º Estado da República Federal da Alemanha.

O primeiro documento histórico berlinense remonta a 1237d.C, aludindo às povoações de Cölln e Berlim, situadas em cada uma das margens do rio Spree, envolvendo o local onde hoje se situa Nikolaiviertel. As duas localidades aliaram-se em 1307, tendo constituído um município comum.
Com a subida, em 1640, de Frederico Guilherme de Hohenzollern ao trono de Brandemburgo, a cidade de Berlim desenvolveu-se enormemente, tanto em extensão como em quantidade de habitantes, atingindo, no final do Século XVII, mais de 20 mil habitantes. Na segunda metade desse século, Berlim foi fortificada, abriu-se um canal ligando os rios Spree e Oder e foram plantadas tílias na Unter den Liden, uma das principais avenidas de Berlim, em cujo final situa-se o mais conhecido monumento da cidade, a Porta de Brandemburgo. 
Dando um salto no tempo, depois de vários séculos de muito desenvolvimento e muitos reinados, vamos falar da Berlim do começo do século passado. A Primeira Guerra Mundial não teve um reflexo muito grande sobre a estrutura da cidade. Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler, tendo iniciado, com a invasão da Polônia, em 1º de setembro de 1939, a Segunda Guerra Mundial, que se estenderia até 1945, quando a Alemanha perde a guerra e Berlim é invadida pelas tropas soviéticas. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeios, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas. Após o fim da guerra, as tropas americanas, britânicas, francesas e soviéticas, reunidas em Potsdam, dividiram a cidade em quatro setores.
Em 1949 nasce, nos territórios controlados pelos soviéticos, a República Democrática Alemã, tendo por capital a zona oriental de Berlim. Os restantes setores de Berlim constituíram um entrave dentro do território da Alemanha Oriental. Para evitar a fuga dos berlinenses para os setores ocidentais, o governo comunista construiu, em 1961, um muro com cerca de 150 quilômetros de extensão e quem tentasse ultrapassá-lo era imediatamente morto.
A partir de 1989, as mudanças políticas que ocorrem na Europa Oriental levaram à histórica queda do Muro de Berlim e à abertura das fronteiras entre as duas Alemanhas.
Em 1990, a Alemanha reunificou-se e Berlim voltou a ser a capital, depois de Bona ter sido capital provisória da parte ocidental da Alemanha a partir do final da Segunda Guerra Mundial. Desde então, a cidade tem passado por uma completa transformação urbanística, com a reconstrução e reabilitação de edifícios históricos e a edificação de novos bairros voltados para o Século XXI, aproveitando, especialmente, as zonas anteriormente ocupadas pelo Muro. Berlim ressurge, atualmente, em toda a sua imponência, podendo ser considerada uma das mais belas cidades europeias.
A Torre de Rádio de Berlim (Berliner Funkturm), uma torre transmissora construída entre 1924 e 1926 por Heinrich Straumer,  é uma das principais atrações turísticas da cidade, apesar de a Torre de Televisão (Fernseherturm), localizada na Alexanderplatz, ter mais do dobro de sua altura. Apelidada de “Langer Lulatsch” (Moça Esbelta) pelos guias turísticos, a expressão é raramente utilizada pelos berlinenses. 
A torre foi construída com uma estrutura treliçada em aço, similar à Torre Eiffel de Paris. Os 150 metros e aproximadamente 600 toneladas do monumento foram planejados originalmente somente como uma torre transmissora, mas posteriormente foram incluídos um restaurante a uma altura de aproximadamente 52 metros e uma plataforma de observação
Em 22 de março de 1935, o primeiro programa regular da televisão no mundo foi transmitido através da antena no alto da torre. Desde 1963, a torre não é mais usada para transmissões televisivas. 
Indo a Berlim, não deixe de conhecer a Unter den Linden, a principal avenida, com várias construções famosas e o Portão de Brandemburgo, a Ópera Estadual, a Embaixada Russa, o Museu Histórico e a Universidade Humboldt, que é a mais antiga universidade de Berlim, fundada em 1810. 
Não deixe também de visitar o Reichstag, sede do Parlamento Alemão, que até 1990 foi usado apenas para encontros ocasionais e para uma exibição permanente sobre a história alemã
Procure seu agente e programe sua viagem à Alemanha. Vai valer a pena o investimento.
 
Bolo de inverno Anterior

Bolo de inverno

Inauguração do cinema está prevista para agosto Próximo

Inauguração do cinema está prevista para agosto

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso