CLIMA

Ciclone em alto-mar provoca temporais em Santa Catarina

Ciclone em alto-mar provoca temporais em Santa Catarina
Airton Fernandes / SPDC

A atuação de um ciclone em alto-mar, distante da costa, mantém a condição de temporais em Santa Catarina, especialmente na metade leste do estado. As instabilidades são previstas entre as tardes e noites de sexta-feira (30 de janeiro) a domingo (1º de fevereiro) e podem ser acompanhadas de chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

A circulação do ciclone sobre o oceano se intensifica na tarde de sábado, dia 31, favorecendo temporais mais fortes. Entre os Planaltos e o Litoral, o risco é alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos.

No domingo, dia 1º de fevereiro, à medida que o ciclone se afasta ainda mais da costa catarinense, as instabilidades perdem força. A partir da tarde, os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada com chuva pontualmente intensa entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis.

Apesar das chuvas, as temperaturas seguem elevadas ao longo do fim de semana. As mínimas variam entre 15°C e 20°C e, durante a tarde, as máximas podem ultrapassar os 30°C em todas as regiões do estado. No Planalto Norte e no Vale do Itajaí, os termômetros podem alcançar valores próximos dos 37°C.



Novo ciclone intensifica chuvas no início da semana

A formação de um novo ciclone próximo à região Sudeste intensifica a circulação marítima no Litoral catarinense entre segunda-feira, dia 2, e quarta-feira, dia 4, aumentando a condição de chuva persistente e volumosa.

A partir da madrugada de terça-feira, dia 3, os temporais tendem a ganhar intensidade, principalmente entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, com acumulados elevados. Esse cenário aumenta o risco para alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos.

De acordo com os meteorologistas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a intensidade das chuvas previstas depende da posição e da evolução do novo ciclone. Por isso, é fundamental acompanhar as atualizações da previsão do tempo para avaliar os impactos esperados em cada região.



Recomendações da Defesa Civil

Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados.

Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.




Ascom SDC

Corpo de Bombeiros Militar de SC abre inscrições para concurso Anterior

Corpo de Bombeiros Militar de SC abre inscrições para concurso

Programa Melhor Amigo 2026 já está em andamento no município Próximo

Programa Melhor Amigo 2026 já está em andamento no município

Deixe seu comentário