Vereadora propõe audiência pública para discutir políticas de habitação
A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira, dia 19, um requerimento, de autoria da vereadora Cris Zanatta (PSDB), que solicita a realização de audiência pública para tratar das políticas públicas relacionadas à habitação no município. A data da audiência será marcada posteriormente.
A vereadora justifica o pedido considerando a relevância do tema para a população e demais agentes envolvidos com o assunto. Cris Zanatta afirma que “o tema habitação é um dos mais latentes entre a população brasileira, notadamente aquela camada de baixa renda”. Ela lembra que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou como tema da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e Moradia”, que “visa conscientizar sobre a dignidade da moradia como direito fundamental e combater o déficit habitacional no Brasil”.
A autora propõe que o encontro proporcione “um debate amplo sobre o tema moradia, envolvendo o poder público, a comunidade em geral e os agentes diretamente envolvidos com o assunto em particular”.
A vereadora aponta que “existem programas em andamento, mas não de conhecimento e domínio por parcela expressiva da população que acalenta o sonho de ter a sua moradia própria”. Para ela, uma audiência pública poderá “permitir acesso e voz para quem busca uma alternativa, uma oportunidade para socializar conhecimentos e divulgar as opções disponíveis” e “identificar possibilidades de expansão e otimização dos recursos e estruturas disponíveis”.
Cris Zanatta destaca ainda que, além dos aspectos ligados à dignidade humana, “são relevantes os impactos econômicos que um programa amplo de construção de moradias pode proporcionar”, lembrando que “o setor da construção civil é tido como um dos mais dinâmicos e com respostas mais expressivas no plano econômico”.
Câmara de Vereadores
Mais sobre:







Deixe seu comentário