PROGRAMAÇÃO

Torneio de Robótica Grande Oeste movimenta São Miguel do Oeste

Torneio de Robótica Grande Oeste movimenta São Miguel do Oeste
Divulgação Ascom

O 4º TRGO 2025 (Torneio de Robótica Grande Oeste), realizado pela primeira vez em São Miguel do Oeste no último sábado, dia 4, transformou a Escola Sesi em um centro de inovação, criatividade e aprendizado. A competição reuniu 44 equipes, formadas por cerca de 160 estudantes de 13 municípios do Oeste e Extremo Oeste catarinense, além de técnicos, professores e representantes das prefeituras parceiras.

As disputas ocorreram em três modalidades — Cabo de Guerra, Corrida Maluca e Sumô Cliff Hanger LEGO® —, desafiando estudantes de nove a 17 anos a construírem e programarem robôs capazes de superar diferentes tarefas. Mais do que uma competição, o evento se consolidou como um espaço de integração e de desenvolvimento de competências socioemocionais, como cooperação, respeito e resiliência.

Segundo Cíntia Vier, supervisora de Educação do Sesi, a realização do torneio em São Miguel do Oeste marca um momento importante para a região. “Trazer o TRGO para cá é uma forma de valorizar as nossas parcerias com as prefeituras e dar visibilidade ao trabalho que realizamos na Escola Sesi, mostrando o quanto o Sesi também tem um papel essencial na formação das crianças e jovens”, afirmou.

Durante todo o dia, as arenas receberam provas, desafios e demonstrações. Além das competições principais, o público pôde acompanhar a participação das equipes de alto desempenho da Escola Sesi, como a Legacy, que representará a instituição na etapa regional da FLL (First Lego League), e a Stem Racing Horizon, da categoria Fórmula 1, que apresentou um carro movido a CO₂ em uma pista de 20 metros.

Para Cíntia, o sucesso do evento reforça a importância de iniciativas que aproximam ciência e educação da comunidade. “O mais importante é que os alunos vivenciem esse momento com leveza e alegria. Mais do que buscar troféus, o TRGO é sobre vivência, emoção e aprendizado. É um espaço para colocar em prática o que aprenderam em sala e, principalmente, se divertir. Eles treinam e aprendem o ano todo, e o torneio é o momento em que colocam tudo à prova. É um verdadeiro espetáculo de criatividade e superação”, destacou.

Entre os competidores, o estudante Victor Santos, de 10 anos, participante da modalidade Cabo de Guerra, contou sobre os desafios enfrentados por sua equipe durante a preparação. “Faz 30 dias que estamos trabalhando neste robô. Ele quebrou várias vezes, mas conseguimos arrumar em tempo”, relatou, orgulhoso de colocar em prática o que aprendeu nas oficinas de robótica.

Para o superintendente do Sesi em Santa Catarina, Daniel José Tenconi, o torneio simboliza o compromisso da instituição com uma educação inovadora e significativa. “A educação sempre foi um foco estratégico do Sesi em Santa Catarina. O que temos feito nos últimos anos é intensificar cada vez mais a nossa presença em todo o estado, tanto nas nossas unidades físicas quanto em parceria com as redes públicas municipais, levando um pouco da nossa metodologia e do nosso jeito de fazer educação, especialmente na área tecnológica. Isso dá mais significado ao aprendizado dos estudantes e contribui diretamente para o desenvolvimento desses jovens e, consequentemente, para o avanço da sociedade catarinense”, afirmou.

O vice-presidente da Fiesc para o Extremo Oeste, Astor Kist, destacou que o torneio evidencia o compromisso da indústria com a formação de uma nova geração de profissionais. “Eventos como este inspiram crianças e jovens a acreditarem no potencial da ciência e da tecnologia. O investimento que o Sesi faz na educação é um investimento no futuro do nosso país. Cada robô construído, cada desafio superado, representa um passo importante na formação de futuros líderes e trabalhadores que vão contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo e para o fortalecimento de Santa Catarina”, ressaltou.

O Torneio de Robótica Grande Oeste é uma iniciativa do Sesi que integra o programa de Educação Maker e visa estimular o protagonismo dos estudantes por meio da aprendizagem prática e criativa. A Escola Sesi está aberta para visitação e apresentação dos projetos do Ensino Médio e Maker. Interessados podem agendar visita pelo (49) 3631-1909.




Ascom

Registrado furto qualificado em Unidade Básica de Saúde na região Anterior

Registrado furto qualificado em Unidade Básica de Saúde na região

São Miguel do Oeste implanta novos ambulatórios para doenças crônicas respiratórias e ortopédicas Próximo

São Miguel do Oeste implanta novos ambulatórios para doenças crônicas respiratórias e ortopédicas

Deixe seu comentário