EDUCAÇÃO SC

Simulado de avaliação da aprendizagem dos estudantes será nesta quarta

Simulado de avaliação da aprendizagem dos estudantes será nesta quarta
Folha do Oeste Arquivo

Os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das 1.038 escolas estaduais de Santa Catarina participarão do 2º simulado de avaliação da aprendizagem nesta quarta-feira, dia 27. Na primeira prova, aplicada em julho, mais de 128 mil alunos realizaram as avaliações.

“Esta é mais uma etapa super importante de um processo de recomposição da aprendizagem que estamos realizando. Nosso governador Jorginho Mello nos deu essa missão de qualificar o ensino e estamos no caminho certo. Já realizamos a devolutiva pedagógica do primeiro simulado para mais de cinco mil professores, que irão aplicar esse conhecimento em sala de aula. As expectativas são as melhores”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A ação integra o programa Qualifica SC, do Governo de Santa Catarina, e tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado. Os simulados são uma oportunidade crucial para reconhecer os desafios e impulsionar a recomposição das aprendizagens, utilizando dados reais como base e funcionando como uma ferramenta de apoio fundamental para as escolas.

Com eles, será possível diagnosticar a situação atual da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto as defasagens existentes. Os resultados fornecerão dados comparativos entre o desempenho previsto e o real, informações vitais para que as ações de intervenção sejam mais assertivas.


Devolutiva pedagógica

Entre 11 e 19 de agosto, a SED (Secretaria de Estado da Educação) realizou um novo ciclo de formações para cinco mil professores da rede estadual de ensino. Profissionais regentes de Língua Portuguesa e Matemática, do 5º e 9º do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, estiveram envolvidos nas capacitações em 13 polos estratégicos espalhados pelo estado, com carga horária de oito horas.

As formações têm como principal objetivo fortalecer a compreensão dos participantes sobre os processos de avaliação e a recomposição das aprendizagens. Com esse preparo, os professores estarão mais aptos a elaborar ações pedagógicas voltadas às necessidades reais dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento educacional e para a melhoria da qualidade do ensino em Santa Catarina.



Ascom SES

Governo libera R$ 21,7 milhões para produtores de feijão no Sul do país Anterior

Governo libera R$ 21,7 milhões para produtores de feijão no Sul do país

Feirão Sicredi Raízes movimenta o setor automotivo em São Miguel do Oeste Próximo

Feirão Sicredi Raízes movimenta o setor automotivo em São Miguel do Oeste

Deixe seu comentário