PARTICIPAÇÃO

Sicoob São Miguel apresenta projeto na COP30 da ONU em Belém/PA

Sicoob São Miguel apresenta projeto na COP30 da ONU em Belém/PA
Divulgação / Sicoob São Miguel

O Sicoob São Miguel SC/PR/RS marcou presença na COP30 da ONU neste sábado, dia 15, durante o painel “Cooperativas e a descarbonização: protagonismo na transição energética justa”, apresentando o case “Coopenad: cooperação que ilumina um futuro sustentável”, um dos projetos mais emblemáticos de energia renovável do cooperativismo do Sul do Brasil.

O conselheiro de Administração Volmir Kennedy Anater apresentou o projeto da usina de biogás Coopenad, instalada em Salgado Filho (PR). A iniciativa transforma dejetos agropecuários em energia limpa e foi financiada pelo Sicoob São Miguel por meio de linhas Pronaf, em uma operação que mobilizou mais de 40 famílias agricultoras e recebeu um investimento superior a R$ 12 milhões.

A participação da cooperativa na COP30 tem importância ampliada: embora o Sicoob São Miguel atue nos três estados do Sul, é a única cooperativa catarinense com presença física no evento. Ao mesmo tempo, sua presença simboliza a força e a representatividade do cooperativismo sul-brasileiro nas principais discussões globais sobre clima, transição energética e desenvolvimento sustentável.

Com o destaque alcançado, o Sicoob São Miguel reforça o papel das cooperativas como agentes de transformação e inovação, mostrando que a união de esforços pode, de fato, iluminar um futuro mais sustentável para as comunidades e para o planeta.




Sicoob São Miguel

Segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2025 será neste domingo Anterior

Segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2025 será neste domingo

Dois acidentes com escorpião são registrados em menos de 15 dias Próximo

Dois acidentes com escorpião são registrados em menos de 15 dias

Deixe seu comentário