PREVISÃO

Semana típica de verão pode terminar com temporais em Santa Catarina

Semana típica de verão pode terminar com temporais em Santa Catarina
Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / Secom

A última semana de janeiro será marcada por características típicas de verão em Santa Catarina, com tempo estável nas manhãs, predomínio de sol, temperaturas elevadas e temporais isolados entre as tardes e noites. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil alerta para o aumento da instabilidade entre a quinta-feira, dia 29, e a sexta-feira, dia 30, com risco moderado a alto para vendavais, alagamentos e enxurradas pontuais.

Nesta segunda-feira, dia 26, o tempo permanece firme em todo o estado. As temperaturas se elevam, com máximas entre 30°C e 34°C no Grande Oeste e entre 25°C e 28°C nas demais regiões. Entre a terça, dia 27, e a quarta-feira, dia 28, o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de temporais isolados entre as tardes e noites, especialmente entre o Grande Oeste e os planaltos. Esses temporais podem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e queda ocasional de granizo, com risco baixo para alagamentos e vendavais localizados.

Nesses dias, as temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 14°C nas áreas serranas e entre 16°C e 21°C no restante do estado. Já as máximas, durante a tarde, se aproximam dos 37°C no Oeste, enquanto nas demais regiões variam entre 30°C e 35°C.

A instabilidade aumenta na quinta-feira, dia 29, com a formação e o deslocamento de uma área de baixa pressão do interior do continente em direção ao oceano. São esperados temporais com chuva intensa, raios e rajadas de vento em todas as regiões catarinenses, especialmente no Planalto Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Grande Oeste, apesar de mais isolados, os temporais também podem ser intensos.

Na sexta-feira, dia 30, a instabilidade perde intensidade, mas ainda há condições para temporais isolados em áreas dos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral.



Fim de semana

No fim de semana, o centro de baixa pressão permanece atuando sobre o oceano, ainda favorecendo pancadas de chuva e temporais bem isolados no leste catarinense. No domingo, dia 1° de fevereiro, o vento de quadrante sul ganha força no litoral, contribuindo para o aumento da agitação marítima.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos, devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.




Ascom SDC

Extremo Oeste lança Programa de Fortalecimento da Ovinocaprinocultura Anterior

Extremo Oeste lança Programa de Fortalecimento da Ovinocaprinocultura

Sancionada lei que protege cães e gatos criados em conjunto Próximo

Sancionada lei que protege cães e gatos criados em conjunto

Deixe seu comentário