REGIÃO

Extremo Oeste lança Programa de Fortalecimento da Ovinocaprinocultura

Extremo Oeste lança Programa de Fortalecimento da Ovinocaprinocultura
Divulgação

Nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, a partir das 10h, será realizado o Lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste, em Dionísio Cerqueira, em um encontro que reunirá produtores, lideranças e instituições parceiras com o objetivo de fortalecer e ampliar a cadeia produtiva de ovinos e caprinos em toda a região. O evento ocorrerá na propriedade do ovinocultor Luiz Antônio Dalmagro, que possui uma ampla área no interior do município, em localidade estratégica por estar situada na divisa com o Paraná.

A programação prevê a presença de prefeitos e secretários municipais de Agricultura do Extremo Oeste, além de produtores que já fazem parte do projeto, com a proposta de integrar ainda mais o setor e estimular a adesão de novas propriedades e municípios. Também foram convidadas lideranças que enfatizam o caráter coletivo da iniciativa e a intenção de expandir e adensar o projeto em toda a região, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da cadeia como um todo, desde a produção no campo que passa pela organização e qualificação técnica, até a valorização do produto final no mercado.

Para o Sebrae/SC, o projeto marca um novo momento de organização e fortalecimento da cadeia produtiva regional, com foco em qualificação, integração e geração de oportunidades no campo. Segundo o gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, a iniciativa foi construída para unir esforços e ampliar o alcance da atividade no Extremo Oeste.“O lançamento deste projeto representa um passo decisivo para fortalecer a ovinocaprinocultura no Extremo Oeste. A proposta é integrar produtores, municípios e instituições, levar mais assistência técnica, organização e gestão para que a atividade cresça de forma estruturada e ganhe cada vez mais competitividade na região”, destaca Udo.

Durante o lançamento, será realizada uma apresentação técnica do projeto com detalhes de como a iniciativa será conduzida, quais serão os eixos de atuação e de que forma os produtores e municípios poderão se inserir e se beneficiar. O encontro também destacará que o projeto envolve ações tanto dentro do escopo de atendimento em parceria com o Governo do Estado, quanto iniciativas específicas da ovinocultura regional, construídas com base nas necessidades do Extremo Oeste e no potencial produtivo local. A proposta é alinhar estratégias, organizar atendimentos e criar um ambiente favorável ao crescimento sustentável do setor, com foco em produtividade, sanidade, qualidade e gestão.

A participação de instituições como a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), entre outros órgãos do governo estadual, também está prevista, o que fortalece o evento como um espaço de troca de informações, orientação técnica e articulação institucional. Além disso, o encontro contará com a presença da prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran, e de outras autoridades e lideranças regionais.

Além do momento técnico e institucional, o lançamento do projeto também terá um caráter de aproximação com o público e de valorização do produto. Por isso, está programado um almoço com degustação de cortes de cordeiro, iniciativa que busca apresentar, na prática, o potencial da carne ovina e que agrega valor à produção. A expectativa é de que o evento marque um ponto de partida para uma nova fase da ovinocaprinocultura no Extremo Oeste, com estimulação de investimentos, ampliação da base produtiva e consolidação da atividade como alternativa estratégica de renda e diversificação nas propriedades rurais.




Agência Sebrae de Notícias - MB Comunicações


Secretaria reforça a necessidade das medidas de prevenção contra a doença Anterior

Secretaria reforça a necessidade das medidas de prevenção contra a doença

Semana típica de verão pode terminar com temporais em SC Próximo

Semana típica de verão pode terminar com temporais em SC

Deixe seu comentário