Semana da Saúde da Mulher presta 1.180 atendimentos em Paraíso
Na semana passada, de terça a sexta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde de Paraíso promoveu a 1ª Semana da Saúde da Mulher. De acordo com a secretária Sirlene Regina Schimidt, a iniciativa atendeu exclusivamente as mulheres com mais de 45 anos e a participação e interesse delas foi surpreendente. Nas ações, que duraram quatro dias, foram atendidas 320 mulheres, que fizeram os mais diversos exames, participaram de palestras e também receberam orientações. Foram agendados 80 exames preventivos, 140 mamografias, 820 exames de laboratório e 140 eletrocardiogramas
Sirlene relatou que, por dois anos seguidos, a Secretaria de Saúde organizou a Semana da Saúde do Homem, mas devido a pedidos e reivindicações das mulheres, neste ano optou-se em prestigiar o público feminino.
“A participação foi muito boa, pois estas ações foram em sua grande maioria preventivas, e tiveram ótima aceitação. A palestra com a doutora Celina Poletto, com 250 pessoas, foi muito interessante, pois abordou o câncer de mama e colo de útero. As mulheres fizeram questionamentos e a doutora foi muito atenciosa, respondendo as dúvidas e expondo o tema de forma clara e com uma linguagem simples”, destacou.
Já nesta semana, a Secretaria de Saúde começou a realizar os exames por agendamento. Sirlene ressaltou ainda o empenho de todos os profissionais da secretaria. Ao todo, foram cerca de 35 pessoas que de uma forma ou de outra deram sua parcela de contribuição nos atendimentos. “Repassamos orientações de como prevenir e evitar focos da dengue, palestras com nutricionistas, medidas do índice de IMC, triagem, saúde bucal, entre tantos outros. Em alguns casos, dependendo da necessidade, as mulheres eram encaminhadas imediatamente para consulta com médicos”, comentou.
Ações preventivas tiveram participação surpreendente
Mais sobre:








Deixe seu comentário