SAÚDE

Secretaria de Saúde exige Cartão SUS para atendimentos

Secretaria de Saúde exige Cartão SUS para atendimentos
Divulgação

 O Ministério da Saúde instituiu o Cartão SUS como forma de identificar os usuários do Sistema Único de Saúde e de formar um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde. Por isso, é indispensável que cada pessoa esteja cadastrada e que suas informações estejam atualizadas.

De acordo com a coordenadora das unidades ESF (Estratégia de Saúde da Família) de São Miguel do Oeste, Danielle Nardi, ainda há várias pessoas que precisam fazer o procedimento de atualização no município. "Já estamos solicitando a renovação do Cartão SUS desde o ano passado, e só agora o Ministério da Saúde começou a fazer a exigência de fato, por isso chamamos a atenção da população mais uma vez", explica.

O documento precisa ser, obrigatoriamente, apresentado para qualquer atendimento na rede pública de Saúde de todo o país. É preciso ter o cadastro atualizado tanto para fazer uma consulta quanto para agendar exames ou para simplesmente aferir a pressão arterial.cartão-do-sus.jpg
 
Danielle detalha que o Cartão SUS pode ser emitido, instantaneamente, nos Postos de Saúde a partir da apresentação de documentos como o CPF, o documento de identidade, a certidão de nascimento e um comprovante de endereço. "Quem já tem o cartão também precisa estar consciente de que as informações do cadastro devem ser atualizadas. Quem casa e muda o sobrenome, quem muda de uma cidade para outra, por exemplo, precisa fazer essa atualização", ressalta.
 
  A coordenadora das unidades ESFs de São Miguel do Oeste reitera que, com essas informações, o próximo passo a ser dado pelo Ministério da Saúde é a integração dos prontuários de forma eletrônica para facilitar os diagnósticos e o acompanhamento de cada paciente.
Operação  Veraneio deve ser lançada em dezembro Anterior

Operação Veraneio deve ser lançada em dezembro

Gestores públicos buscam um novo Pacto Federativo Próximo

Gestores públicos buscam um novo Pacto Federativo

Deixe seu comentário