Seara realiza treinamento com avicultores

Nesta semana, mais de 120 avicultores das cidades de São Miguel do Oeste, Descanso, Santa Helena, Belmonte, Bandeirante, Guaraciaba, Barra Bonita, São José do Cedro, Paraíso, Campo Erê, Palma Sola, Dionísio Cerqueira e Guarujá do Sul estiveram reunidos na sede da Associação Seara, em São Miguel, onde ocorreu uma reunião pautada em treinamentos e outros assuntos de interesse dos avicultores da região integrados à Seara.

Dentre os temas abordados, destaque para o código Globalgap, uma organização privada que estabelece normas voluntárias para a certificação dos processos de produção de produtos agrícolas ao redor do mundo. As normas da Globalgap são projetadas principalmente para tranquilizar os consumidores sobre como os alimentos são produzidos na propriedade rural, minimizando os impactos ambientais negativos de operações agrícolas, reduzindo o uso de insumos químicos, garantindo uma abordagem responsável pela saúde e segurança do trabalhador, bem como o bem-estar animal.

“Essas adequações junto à Globalgap são importantes porque nossa matéria-prima é muito exportada para os Estados Unidos, para a China e principalmente para a Europa. Auditorias realizadas nas propriedades dos avicultores integrados à Seara são realizadas com a presença de certificadores europeus, americanos e chineses, que são os mercados candidatos que entram para comprar carne. Então tudo tem que estar dentro das exigências”, diz o técnico da Seara, Marcos Ody.

Além deste assunto, também foram abordadas na reunião diversas orientações técnicas de manejo de inverno, além de questões de mercado referente ao segmento da avicultura. “Com o aumento do dólar, melhorou o rendimento nas exportações, daí estarmos vivendo momentaneamente um bom momento no setor”, diz o técnico da Seara.

Quanto aos rendimentos por parte dos produtores, Edmilso Coletto, da linha São Jorge, em Belmonte, trabalha com avicultura há cerca de 10 anos. Ele, que tem dois aviários na propriedade e em torno de 43.600 aves alojadas, diz que o setor de avicultura já teve altos e baixos. “Teve épocas complicadas, mas hoje estamos em um bom momento, é altamente viável e sustentável. Mas é preciso se esforçar e ir atrás de novas tecnologias. Hoje, minha maior dificuldade está na falta de mão de obra”, relata Coletto, que foi considerado um dos melhores produtores integrados à Seara no ano passado.

O aumento do número de agricultores aderindo à atividade também comprova o bom momento. “Pelo interesse de novos produtores querendo entrar na atividade, podemos perceber que o setor vai bem. Para se ter ideia, hoje na região temos 180 propriedades certificadas pela Globalgap. Nossa meta, até metade deste ano, é certificar mais 210”, comenta Ody. Segundo ele, atualmente não há mais vagas para novos parceiros se integrarem à Seara: “Mas essas vagas podem abrir a qualquer momento. Todo o ano abrem cerca de 25 vagas para produtores. Mas para este ano o número já está fechado”.
 

Café... beba com moderação Anterior

Café... beba com moderação

Próximo

Agricultores fecham trevo da BR-282

Deixe seu comentário