TURISMO

SC é o 4º Estado que mais empregou

SC é o 4º Estado que mais empregou

O saldo entre admissões e desligamentos no Estado foi de 1.092 vagas

O turismo foi um dos motores da recuperação do setor de serviços e da geração de emprego em Santa Catarina em 2017. De acordo com o estudo inédito sobre a Empregabilidade no Turismo, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), o saldo entre admissões e desligamentos em SC foi de 1.092 vagas, posicionando o Estado em 4º lugar no ranking dos que mais empregaram no setor. Em 2016, o Estado havia fechado 803 vagas no setor.

O levantamento da CNC sobre as atividades do turismo foi realizado com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de dezembro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostram que o segmento cresceu 6,7% em volume, terceiro melhor resultado do país, e 15,6% em receita nominal, diante do comportamento nacional de -6,5% e 4%, no acumulado de 12 meses.

"Com a recessão, os hábitos de consumo mudaram e um dos primeiros gastos cortados pelas famílias foram os relacionados ao lazer e às necessidades secundárias. Este cenário começou a se reverter em 2017. O mercado de trabalho é diretamente influenciado pela confiança e o nível de recuperação econômica do estado. Como SC se destacou nacionalmente em vários indicadores, o emprego veio na esteira", avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. O estado fechou o ano com maior criação de vagas e variação em volume de vendas do país.

"Fico muito feliz em poder dizer que o Governo Federal, o Ministério do Turismo e a Embratur têm uma participação fundamental nesses números de geração de emprego, porque foram feitos investimentos em obras - com os R$ 17 milhões aplicados no Centro de Eventos de Balneário Camboriú -, em divulgação maciça no país e no exterior e em ações estratégicas que conseguiram atrair turistas e, com eles, novos empreendimentos para Santa Catarina", comemora o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz..

No cenário nacional, o corte de vagas desacelerou em 2017, com fechamento de quase 13 mil postos de trabalho, diante dos 87 mil em 2016. Os segmentos de hospedagem e alimentação permanecem sendo os que mais empregam no turismo nacional. Em 2017 havia 1.907.086 de trabalhadores empregados nestas atividades, que representam 65,3% do contingente total (2.921.314).

Recuperação lenta

Afetados pela queda na demanda com o encolhimento da renda e o desemprego nos últimos anos, os serviços começaram a se recuperar em 2017, puxados principalmente pelas atividades turísticas no estado. Em SC, o turismo representa cerca de 13% do PIB e se consolida, ano a ano, como um dos setores mais estratégicos para competitividade catarinense.

As expectativas do mercado para 2018 são promissoras, tanto para o Brasil quanto para Santa Catarina. Os setores de comércio e serviços no Estado, que já vinham apresentando sinais positivos, devem ganhar ritmo mais consistente e registrar resultados ainda mais favoráveis, a reboque da retomada geral da economia, considerando que o nível de emprego deve continuar avançando e as famílias poderão experimentar folgas no orçamento, destinando mais gastos ao lazer.

"Santa Catarina tem que ter uma política de Turismo porque o setor pode e deve alavancar o desenvolvimento econômico e social do estado nos próximos 20 anos. Hoje representamos apenas 13% do PIB catarinense - o que é muito pouco diante do potencial de um estado que é todo ele uma atração turística, dos 550 quilômetros de Litoral até a fronteira com a Argentina", conclui Lummertz.

Curso promoverá palestra sobre arquitetura comercial Anterior

Curso promoverá palestra sobre arquitetura comercial

Flores, sempre bem-vindas... Próximo

Flores, sempre bem-vindas...

Deixe seu comentário