Recorde histórico em Campanha Nacional de Vacinação do Idoso
Brasil foi exemplo de mobilização na campanha contra a gripe. Em 2008, ma
Brasil foi exemplo de mobilização na campanha contra a gripe. Em 2008, mais de 14 milhões de pessoas com 60 anos ou mais compareceram às salas de vacinação durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, realizada entre os dias 26 de abril e 16 de maio. De acordo com o balanço final da campanha, consolidado no final de julho pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas imunizadas corresponde a 87% de cobertura.
Conforme o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, é preciso repetir esta mobilização na campanha de vacinação contra rubéola, que ocorre até o dia 12 de setembro, para homens e mulheres entre 20 e 39 anos em todo o país.
Esse foi o ano em que mais se vacinou idosos no país ? foram 13,8 milhões em 2007 (86,7%) e 13,5 milhões em 2006 (85,72%). Esse aumento da população de pessoas com 60 anos ou mais pode ser atribuído à melhoria da qualidade de vida dos idosos, que hoje têm maior expectativa de vida.
Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às outras doenças respiratórias.
Mais sobre:







Deixe seu comentário