Temporais de verão e calor intenso persistem na semana de Carnaval |
Projeto regional fortalece turismo integrado no Extremo Oeste
As ações do Projeto Regional para o Desenvolvimento Turístico Integrado do Extremo Oeste catarinense estão em andamento e marcam uma nova etapa para o fortalecimento dos 19 municípios que integram a Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina). Coordenado pela entidade e com apoio técnico do Sebrae/SC, o plano tem duração de 30 meses, com execução prevista até dezembro de 2027.
“O projeto foi estruturado para integrar e promover os municípios como um destino turístico unificado e competitivo, fortalecendo a imagem regional e estimulando o aumento do fluxo de visitantes de forma sustentável, alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável”, explica o gerente regional do Sebrae/SC no Extremo Oeste, Udo Martin Trennepohl.
Entre as primeiras ações já implementadas está o fortalecimento da governança regional, com a formação de um grupo de trabalho composto por representantes da Ameosc, Sebrae/SC, municípios da região e IGR (Instância de Governança Regional) Caminhos da Fronteira. Estão previstos encontros mensais para alinhamento estratégico, qualificação em gestão e políticas públicas de turismo, além de missões técnicas e apresentação de cases de sucesso para sensibilização das lideranças locais. “Também incentivamos instrumentos como o Cadastur e o cadastramento no Mapa Nacional do Turismo, ampliando a formalização e o reconhecimento dos empreendimentos regionais”, ressalta Trennepohl.
O turismólogo da Ameosc, Jacson Basso, destacou que o trabalho avança em diversas frentes estratégicas. “O foco é trabalhar a gestão da marca turística, no apoio ao planejamento estratégico dos municípios, nas missões técnicas de turismo, na formatação de roteiros turísticos integrados e na ampliação das parcerias com associações e entidades”, ressaltou.
Outro ponto destacado por Basso é a organização do 6º Seminário de Turismo da Ameosc, que deve ocorrer no mês de maio, reunindo representantes do poder público, gestores de turismo e toda a cadeia produtiva do setor. O evento já é realizado há alguns anos, com participação média de 250 pessoas por edição, como ocorreu no último encontro, realizado em Palma Sola.
“Estamos formando uma comissão organizadora para estruturar um seminário diferenciado, com cases de sucesso, palestras de conhecimento, painéis e talk show. Queremos trazer profissionais de renome e especialistas que já atuam no setor com expertise consolidada, abordando temas atuais e estratégicos do turismo”, explicou.
A proposta é ampliar a participação para além da região Caminhos da Fronteira, para envolver gestores de turismo de outras regiões do estado, além de mobilizar quem está na ponta do setor: empreendedores, prestadores de serviços, hotéis, restaurantes, agroindústrias, guias de turismo, agências de viagens, transportadoras turísticas e demais integrantes cadastrados no Cadastur, programa do Ministério do Turismo.
“Nosso objetivo é reunir toda a cadeia produtiva do turismo em um grande evento que promova aprendizado, troca de experiências e fortalecimento profissional. Queremos criar um ambiente de integração e qualificação que impacte diretamente no desenvolvimento regional”, enfatiza Basso.
O projeto regional contempla ainda ações de acesso ao mercado, participação em feiras, promoção institucional e consolidação da marca Caminhos da Fronteira como identidade territorial unificada. A iniciativa busca transformar o turismo em uma atividade estruturante, capaz de gerar renda, oportunidades e desenvolvimento sustentável para o extremo oeste catarinense.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Ascom Sebrae - MB Comunicações
Mais sobre:






Deixe seu comentário