Projeto de Belmonte conquista o primeiro lugar na categoria Ensino Médio da XVI Fecitec

Com a participação de mais de 2,5 mil estudantes, a XVI Fecitec (Feira Estadual de Ciência e Tecnologia) encerrou nesta quinta-feira, dia 7, com a premiação das equipes destaques. O evento que iniciou na terça-feira, dia 5, e ocorreu em Criciúma, contou com a apresentação de 113 trabalhos, sendo 38 do Ensino Fundamental Final, 49 do Ensino Médio e 26 do Ensino Profissionalizante, realizados por 222 estudantes da rede estadual, sob supervisão de 113 professores.
A CRE (Coordenadoria Regional de Educação) de São Miguel do Oeste, destacou-se pelo segundo ano consecutivo, ao conquistar o primeiro lugar na categoria do Ensino Médio, com o projeto “O poder dos alimentos probióticos na promoção da saúde dos estudantes do Ensino Médio”, desenvolvido pela turma do 1º ano e apresentado pelas estudantes Anabel Clara Mânica e Vanessa Luiza Volpatto, sob orientação da professora Nádia Golfetto, da Escola de Educação Básica Professor Francisco Brasinha Dias, município de Belmonte. A proposta enfatiza a importância dos probióticos e de uma alimentação saudável na rotina dos estudantes, promovendo conscientização e incentivando hábitos que favorecem a saúde e o bem-estar.
Ainda, destacou-se na Fecitec 2024, etapa estadual, na categoria Ensino Profissionalizante, a escola Cedup Getúlio Vargas, Curso Técnico em Agropecuária, do município de São Miguel do Oeste, com o projeto “Potencialidades para o mercado: produção de geleia de atemoia e graviola”, sob orientação da professora Josieli Teixeira e participação dos estudantes Letícia Sartori e Lucas Gabriel. E na categoria Ensino Fundamental, destacou-se a Escola de Educação Básica Júlio Vicente de Pelegrin, do município de Guaraciaba, com o projeto “Repelentes naturais de cravo-da-índia e citronela”, sob orientação da professora Viviane do Carmo Kinsel Juver e participação dos estudantes Laiane Gatti e Nicolas Celle Santin.
Os projetos escolhidos na Feira de Ciência Interna Escolar, conquistaram a 1ª colocação na etapa regional da Fecitec, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro em São Miguel do Oeste, classificando-se então, para a etapa estadual.
Para a supervisora regional de Educação, Rosangela Fiameti, esse sucesso é resultado de um esforço conjunto que começou na escola. “As vivências e experiências adquiridas por nossos estudantes permanecerão com eles ao longo da vida”, afirmou. Ela também reconheceu o papel fundamental dos professores, verdadeiros protagonistas, que diariamente motivam, inspiram e estimulam os estudantes no interesse pela ciência e tecnologia. Já para os estudantes a feira é uma chance de aplicar o que aprenderam na prática, além de desenvolver habilidades de apresentação e comunicação.
Rosangela ressalta também, a importância da atuação e do acompanhamento da coordenadora regional da Fecitec, Mayara Lucia Noronha, e do trabalho em equipe, que envolve professores, estudantes, equipes diretivas, pedagógicas e a Coordenadoria Regional de Educação. “A ação conjunta tem feito a diferença e conquistado resultados significativos no desenvolvimento educacional da região”, afirma.
Nesta edição foram premiados os seguintes projetos:
Ensino Fundamental - 1º lugar – Projeto ‘Películas Alimentares Biodegradáveis’ – E.E.B. Maria Madalena de Moura Ferro/Jupia; 2º lugar – Projeto ‘Acqua News’ – E.E.B. Jornalista Jairo Callado/Florianópolis; 3º lugar – Projeto ‘Construção e Instalação de uma Barreira Ecológica no Rio Passa Vinte em Bombinhas’ – E.E.B. Prefeito Leopoldo José Guerreiro/Bombinhas.
Ensino Médio – 1º lugar – Projeto ‘O Poder dos Alimentos Fermentados Probióticos na Promoção da Saúde dos Estudantes do Ensino Médio’ – E.E.B. Professor Francisco Brasinha Dias/Belmonte; 2º lugar – Projeto ‘Desenvolvendo um Produto com Ilex Paraguariensis como Alternativa aos Refrigerantes Comerciais com Altas Concentrações de Açúcar de Cana’ – E.E.B. Presidente Artur da Costa de Silva/Xanxerê; 3º lugar – Projeto ‘Desenvolvimento de uma Cadeira de Rodas Motorizada e Automatizada de Baixo Custo Utilizando a Tecnologia Arduíno’ – E.E.B. Professor Balduíno Cardoso/Porto União.
Ensino Profissionalizante – 1º lugar – Projeto ‘Avaliar o Desenvolvimento das Culturas de Trigo (Triticum aestivum) e Trevo (Trifolium repens) Cultivadas nos Sistemas Solteiras e Consorciadas’ - Cedup Campo Erê; 2º lugar – Projeto ‘Studentook: Desenvolvimento de um Aplicativo para Disponibilização de Livros Didáticos do PNL’ – Cedup Prefeito Manoel de Aguiar/Guaramirim; 3º lugar – Projeto CyberHand – E.E.M. Valmir Omarques Nunes/Bom Retiro.














Mais sobre:
Deixe seu comentário