ESTADO

Alesc e MP iniciam atividades alusivas à Semana Estadual de Combate à Corrupção

Alesc e MP iniciam atividades alusivas à Semana Estadual de Combate à Corrupção
Rodrigo Correa/Agência AL

Iniciaram, na tarde desta segunda-feira, dia 25, as atividades alusivas à Semana Estadual de Combate a Corrupção, instituída pela Lei nº 19.050, de 20 de agosto de 2024. O evento, realizado no auditório Antonieta de Barros, é uma parceria entre Assembleia Legislativa e Ministério Público Estadual e integra o Programa Educando Cidadãos.

O programa Educando Cidadãos, coordenado pelo promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto, conta com a adesão de 61 parceiros, entre órgãos públicos, entidades da sociedade civil e empresas privadas, objetivando conscientizar e engajar cidadãos para que sejam ativos, conscientes e comprometidos com o combate à corrupção em todas as suas dimensões.

A programação da semana estadual terá no dia 26 de agosto, das 17h às 19h, a palestra com Clóvis de Barros Filho e a entrega do título "Amigo do Educando Cidadão" à procuradora-geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi; no dia 27, das 14h às 17h, será realizado o Painel Educando Cidadãos: Criando Cidadania. E no dia 28, ocorre, das 4h às 18h, a Feira Rede de Controle.



Autoridades enfatizam importância da Semana

O desembargador Ricardo Roesler, do Tribunal de Justiça, destacou o trabalho do órgão e a importância do debate e da educação no combate à corrupção. “O Tribunal de Justiça de Santa Catarina combate, e não é de hoje, não só a corrupção, mas todos os ilícitos que decorrem dela. Também estamos sempre participando de ações visando o combate dessa corrupção endêmica e até cultural que está presente no nosso país”, pontuou.

Roesler ainda ressalta a importância da educação para o combate à corrupção. “A questão cultural se combate com educação, que é uma das vertentes desse programa. E o poder judiciário catarinense está atento a todos os movimentos e ações, repressões e punições. Quero enfatizar que pela educação das nossas crianças é que construíremos um país melhor”, declarou.

A controladora-adjunta da Alesc, Juliana Cristina da Cruz, deu as boas-vindas e reafirmou o compromisso da Casa em combater a corrupção. “Vamos, juntos com as instituições, construir uma cultura pautada na ética, na transparência e no respeito ao interesse público”, salientou.

Em nome do Ministério Público, o promotor de Justiça Marco Aurélio Morosin destacou que o programa vai ao encontro das atividades do órgão. “Essa semana é muito importante porque a busca pelo combate à corrupção não pode ser feita apenas pelo Ministério Público, mas sim engajar a sociedade, outros atores, para que possamos chegar a dias melhores. A corrupção é parte da história do nosso país, mas aos poucos pode deixar de ser. Juntos podemos fazer essa diferença”, enfatizou.



Lei nº 19.05/2024

A Lei nº 19.050, de 20 de agosto de 2024, estabelece, no calendário oficial do Estado, o Dia Estadual de Combate à Corrupção, firmado em 27 de agosto.

Durante a Semana Estadual de Combate à Corrupção, as instituições públicas, por meio de parcerias com instituições privadas, promoverão atividades, palestras e debates a respeito do tema, com os seguintes objetivos: recuperar a credibilidade das instituições públicas, fazendo as pessoas se sentirem parte integrante dos processos decisórios; realizar campanhas para aproximar poder público e sociedade, incentivando a proposição de normas relacionadas ao combate à corrupção; apresentar medidas práticas para combater ações relacionadas à corrupção; fomentar o exercício da cidadania e da interação política entre instituições públicas e privadas; entre outras ações.



Jogo de on-line alerta sobre escolhas erradas

A coordenadora externa do Programa Educando Cidadãos, Veronica Rodrigues Pacheco, apresentou o programa e destacou a criação, por um estudante de 17 anos do município de Tubarão, de um jogo online sobre combate à corrupção.

O "Jogo Fuja da Corrupção" é um projeto educativo desenvolvido pelo estudante Pedro Espíndola, na plataforma Roblox, que ensina crianças e adolescentes sobre os perigos da corrupção. Nele, o jogador deve escolher caminhos honestos, evitando "atalhos" que representam atos corruptos, e é alertado sobre as escolhas erradas. O objetivo do jogo é promover a reflexão sobre a corrupção, incentivando escolhas éticas e honestas.



Entrega do título "Amigo do Educando Cidadão"

Durante a abertura da Semana Estadual de Combate à Corrupção, foi realizada a entrega do título “Amigo do Educando Cidadão” às pessoas que tem se destacado na mobilização e apoio às ações do programa.

Receberam o reconhecimento o presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault; o executivo da Cóssio Consultoria e Gestão Dom Cabral, Sérgio Morem Cóssio, e o empreendedor no segmento de serviços especializados em projetos estratégicos na Governança Corporativa, Rubens Ricardo Franz.



Agência AL


Grande parte desta semana será marcada por tempo instável Anterior

Grande parte desta semana será marcada por tempo instável

Inflação no Brasil cai para 4,86% em 2025, mas ainda supera meta do Banco Central Próximo

Inflação no Brasil cai para 4,86% em 2025, mas ainda supera meta do Banco Central

Deixe seu comentário