Alesc e MP iniciam atividades alusivas à Semana Estadual de Combate à Corrupção

Iniciaram, na tarde desta segunda-feira, dia 25, as atividades alusivas à Semana Estadual de Combate a Corrupção, instituída pela Lei nº 19.050, de 20 de agosto de 2024. O evento, realizado no auditório Antonieta de Barros, é uma parceria entre Assembleia Legislativa e Ministério Público Estadual e integra o Programa Educando Cidadãos.
O programa Educando Cidadãos, coordenado pelo promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto, conta com a adesão de 61 parceiros, entre órgãos públicos, entidades da sociedade civil e empresas privadas, objetivando conscientizar e engajar cidadãos para que sejam ativos, conscientes e comprometidos com o combate à corrupção em todas as suas dimensões.
A programação da semana estadual terá no dia 26 de agosto, das 17h às 19h, a palestra com Clóvis de Barros Filho e a entrega do título "Amigo do Educando Cidadão" à procuradora-geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi; no dia 27, das 14h às 17h, será realizado o Painel Educando Cidadãos: Criando Cidadania. E no dia 28, ocorre, das 4h às 18h, a Feira Rede de Controle.
Autoridades enfatizam importância da Semana
O desembargador Ricardo Roesler, do Tribunal de Justiça, destacou o trabalho do órgão e a importância do debate e da educação no combate à corrupção. “O Tribunal de Justiça de Santa Catarina combate, e não é de hoje, não só a corrupção, mas todos os ilícitos que decorrem dela. Também estamos sempre participando de ações visando o combate dessa corrupção endêmica e até cultural que está presente no nosso país”, pontuou.
Roesler ainda ressalta a importância da educação para o combate à corrupção. “A questão cultural se combate com educação, que é uma das vertentes desse programa. E o poder judiciário catarinense está atento a todos os movimentos e ações, repressões e punições. Quero enfatizar que pela educação das nossas crianças é que construíremos um país melhor”, declarou.
A controladora-adjunta da Alesc, Juliana Cristina da Cruz, deu as boas-vindas e reafirmou o compromisso da Casa em combater a corrupção. “Vamos, juntos com as instituições, construir uma cultura pautada na ética, na transparência e no respeito ao interesse público”, salientou.
Em nome do Ministério Público, o promotor de Justiça Marco Aurélio Morosin destacou que o programa vai ao encontro das atividades do órgão. “Essa semana é muito importante porque a busca pelo combate à corrupção não pode ser feita apenas pelo Ministério Público, mas sim engajar a sociedade, outros atores, para que possamos chegar a dias melhores. A corrupção é parte da história do nosso país, mas aos poucos pode deixar de ser. Juntos podemos fazer essa diferença”, enfatizou.
Lei nº 19.05/2024
A Lei nº 19.050, de 20 de agosto de 2024, estabelece, no calendário oficial do Estado, o Dia Estadual de Combate à Corrupção, firmado em 27 de agosto.
Durante a Semana Estadual de Combate à Corrupção, as instituições públicas, por meio de parcerias com instituições privadas, promoverão atividades, palestras e debates a respeito do tema, com os seguintes objetivos: recuperar a credibilidade das instituições públicas, fazendo as pessoas se sentirem parte integrante dos processos decisórios; realizar campanhas para aproximar poder público e sociedade, incentivando a proposição de normas relacionadas ao combate à corrupção; apresentar medidas práticas para combater ações relacionadas à corrupção; fomentar o exercício da cidadania e da interação política entre instituições públicas e privadas; entre outras ações.
Jogo de on-line alerta sobre escolhas erradas
A coordenadora externa do Programa Educando Cidadãos, Veronica Rodrigues Pacheco, apresentou o programa e destacou a criação, por um estudante de 17 anos do município de Tubarão, de um jogo online sobre combate à corrupção.
O "Jogo Fuja da Corrupção" é um projeto educativo desenvolvido pelo estudante Pedro Espíndola, na plataforma Roblox, que ensina crianças e adolescentes sobre os perigos da corrupção. Nele, o jogador deve escolher caminhos honestos, evitando "atalhos" que representam atos corruptos, e é alertado sobre as escolhas erradas. O objetivo do jogo é promover a reflexão sobre a corrupção, incentivando escolhas éticas e honestas.
Entrega do título "Amigo do Educando Cidadão"
Durante a abertura da Semana Estadual de Combate à Corrupção, foi realizada a entrega do título “Amigo do Educando Cidadão” às pessoas que tem se destacado na mobilização e apoio às ações do programa.
Receberam o reconhecimento o presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault; o executivo da Cóssio Consultoria e Gestão Dom Cabral, Sérgio Morem Cóssio, e o empreendedor no segmento de serviços especializados em projetos estratégicos na Governança Corporativa, Rubens Ricardo Franz.
Agência AL

Mais sobre:
Deixe seu comentário