Trabalhos em São José do Cedro viabilizam a utilização do jornal para estudos nas diversas disciplinas
O currículo é amplo, recheado de itens importantes e facilitar a aprendizagem destes é um método utilizado nas salas de aula da Escola de Educação Básica São José, de São José do Cedro. De acordo com a assistente técnico-pedagógica da escola, Lizete Reolon, os professores utilizam o jornal como forma de levar o conhecimento científico para os alunos, de forma quase palpável, pois conseguem perceber os números e dados no dia a dia, pela previsão do tempo, por exemplo. Para a assistente, é importante que os alunos entendam os dados e compreendam as informações que lhes são repassadas.
Lizete explica que nas aulas de Matemática foi inventada uma atividade chamada “Ligue os Pontos”, onde os alunos estudam os números pares, números ímpares, fatos básicos, números romanos, antecessor, sucessor, números por extenso e leitura dos números. Já nas aulas de Português, os alunos fazem reestruturação de textos retirados do jornal, enfocando o tema “Meio Ambiente”, sendo que para cada turma são adaptados os temas e os textos, de acordo com a idade e o acompanhamento do currículo proposto. Isso se estende entre as demais disciplinas.
Quem estima o assunto é a coordenadora do Programa Jornal Educação e Cultura – Folha do Oeste na Escola, Paula Lúcia Pomatti, que em visita a escola percebeu a grande valorização do jornal como apoio pedagógico. Ela observa que a informação é uma das grandes bases do desenvolvimento e da cidadania de forma geral. Paula defende que no processo de desenvolvimento humano há a ligação da utopia com o cotidiano, da teoria com a prática. “Daí vem a construção humana, que é livre para dividir e assumir responsabilidades coletivas ou individuais”, aponta. Para ela, a linguagem do jornal é diferente daquela apresentada no livro, porque no jornal aparecem os acontecimentos que se renovam em todas as publicações, narrando fatos do cotidiano com os quais o estudante vive e convive.
A coordenadora ampara a utilização periódica do jornal, expressando que o jornal atinge uma velocidade de divulgação das informações bastante rápida. Os conteúdos se distinguem, a linguagem utilizada pelo livro, por exemplo, é diferente daquela que se apresenta no jornal, pela sua forma, construção, estrutura e em relação ao poder contextualidade.
Deixe seu comentário