Prioridades regionais são apresentadas aos candidatos no Roadshow Voz Única 2026 |
Prioridades regionais são apresentadas aos candidatos no Roadshow Voz Única 2026
A um mês das Eleições 2026, um importante encontro reuniu representantes do setor produtivo e candidatos a deputado estadual e federal por Santa Catarina, em São Miguel do Oeste. No município, foi realizada na noite de quinta-feira, dia 3 de setembro, uma das etapas do circuito de apresentação do Voz Única 2026 aos candidatos desta disputa eleitoral.
O Roadshow Voz Única 2026, promovido pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), reuniu empresários, representantes das associações empresariais e candidatos aos cargos de deputado estadual e federal. E com a presença de representantes das regiões Extremo Oeste e Noroeste, a programação contou com a apresentação dos pleitos prioritários das regionais, além das demandas estaduais.
Nesta edição, o programa passou por uma atualização metodológica. Os eixos temáticos foram reorganizados de dez para oito, sendo eles infraestrutura rodoviária, aeroviária, portuária e ferroviária; infraestrutura de base e serviços essenciais; educação; saúde; segurança pública; políticas públicas; inovação; e sustentabilidade, e cada vice-presidência regional passou a definir seis prioridades, que totalizam 72 pleitos regionais. Durante o circuito, a Facisc e as associações empresariais apresentam aos candidatos os pleitos estaduais e regionais consolidados no Voz Única 2026. O documento reúne as prioridades do setor produtivo até 2030 e busca contribuir para a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.
Entre as prioridades definidas para o Extremo Oeste estão a implantação de um corredor ferroviário ligando o Oeste Catarinense aos portos e ao Centro-Oeste do país; a criação de políticas públicas estaduais e federais de proteção e desenvolvimento da cadeia produtiva de proteína animal; a execução do projeto da ponte interestadual sobre o Rio Uruguai, entre Itapiranga/SC e Barra do Guarita/RS, incluindo a federalização do trecho entre Itapiranga e São Miguel do Oeste; a revitalização e ampliação da capacidade da BR-163, entre Guaraciaba e São Miguel do Oeste; a execução integral das três fases de ampliação estrutural do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, com ampliação de leitos de UTI adulto e neonatal; e a revitalização e duplicação da BR-282, entre São Miguel do Oeste e Irani.
Já os pleitos da regional Noroeste são: garantir estabilidade no fornecimento de energia elétrica, com expansão da infraestrutura energética, incluindo rede trifásica e novas subestações; concluir a revitalização e ampliação da capacidade da BR-163, de Dionísio Cerqueira até o entroncamento com a BR-282, em São Miguel do Oeste; ampliação da estrutura tecnológica e do efetivo de segurança pública na região Noroeste, incluindo a descentralização dos canais de emergência; implantação do corredor ferroviário ligando o Oeste catarinense aos portos e ao Centro-Oeste do País; criação de políticas públicas estaduais e federais de proteção e fortalecimento ao agronegócio catarinense; fortalecer a segurança da fronteira, por meio da integração entre as forças federais e estaduais.
Ao apresentar as prioridades da regional Extremo Oeste, a vice-presidente regional da Facisc, Vanessa Brand Back Bertol, destacou que o encontro busca, além de apresentar as demandas, dialogar e construir compromisso com a região. “Acreditamos que quando o setor produtivo e os representantes caminham juntos conseguimos conquistar reivindicações e avanços concretos”, pontuou. Vanessa ainda reforçou a importância da mobilização, em que a comunidade, o setor produtivo, é que aponta as demandas, as prioridades, o que impacta no dia a dia do seu negócio.
“Esses pleitos foram solicitados pelos empresários que são associados às associações da região, então são pleitos válidos, validados e caso aconteçam nossa região vai ter um desenvolvimento sustentável e econômico muito grande”, salientou o presidente da Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste), Antônio Daltoé.
VOZ ÚNICA
Presente no evento, o presidente da Facisc, Elson Otto, pontuou que o Voz Única é um instrumento democrático, que unifica e propaga a voz do setor produtivo e contribui com o processo eleitoral. “Ele é um movimento apartidário, promove o diálogo com todos os setores e é uma ferramenta para unir esforços em prol do desenvolvimento econômico do Estado e País. O Voz Única é para reivindicar, olhar para o futuro e cobrar o que é preciso, para juntos construirmos um País, um Estado ainda mais produtivo”, citou.
Conforme o presidente, a iniciativa aborda temas essenciais para a geração de emprego, renda, melhoria da qualidade de vida, e o fortalecimento de novos negócios. “O Voz Única não é uma lista de queixas, ele é um mapa de oportunidades, quem souber usar, executar, vai governar melhor, vai legislar melhor. Não estamos aqui pedindo favores, estamos oferecendo parcerias, cooperação e união. Quando o poder público e as associações empresariais andam juntos, a cidade cresce, SC se desenvolve mais, e o Brasil anda para frente”, ressaltou.
Além da publicação impressa, o Voz Única conta com uma plataforma digital (vozunica.com.br), que permite acompanhar a evolução das demandas em tempo real e consultar os pleitos de cada região por meio de mapas interativos. Durante o evento em São Miguel do Oeste, a cartilha do Voz Única também foi entregue a cada candidato presente.
PARTICIPAÇÃO
No encontro realizado nesta semana, em São Miguel do Oeste, participaram os seguintes candidatos a deputado estadual: Altair Silva (PP); Anderson Sandmann (Podemos); Coronel Mocellin (PL); Evandro Accadrolli (PDT); Flávia Ribas (PL); Julio Bolfe (Novo); Marcos Vieira (PSDB); Paulo Drumm (União Brasil); Silvéria Zanchi (PP). E os seguintes candidatos a deputado federal: André Callai (PP); Daniela Reinehr (PL); Jungles Wegher (Novo); Valdir Colatto (PL); Wilson Trevisan (PSD). Nomes citados por ordem alfabética.
CIRCUITO
O circuito de apresentação do Voz Única 2026 teve início em 19 de agosto, em Mafra, e passa por diferentes regiões catarinenses. Depois de São Miguel do Oeste, os encontros seguem para Rio do Sul, Caçador e Brusque. Já no dia 17 de setembro, a Facisc realizará uma agenda com candidatos ao Governo do Estado e ao Senado.
Mais sobre:







Deixe seu comentário