Poço Profundo da Casan libera 130 mil litros de água por hora

O engenheiro civil Paulo César Ferreira e o geólogo Thiago Manzini

O engenheiro civil Paulo César Ferreira e o geólogo Thiago Manzini, da empresa Itaí, responsável pela perfuração do poço profundo da Casan em São Miguel do Oeste, estiveram na quarta-feira, dia 1º, na sede da estação para realizar os testes de vazão de água do poço. O geólogo?@explica que é por meio deste teste que sairão os resultados necessários para que a Casan saiba qual a bomba específica para a distribuição de água na cidade. Estava previsto para esse poço a liberação de 120 metros cúbicos de água por hora, e com o teste realizado durante 24 horas, os resultados obtidos foram de 130 mil litros de água por hora.

Segundo Manzini, a perfuração do poço encerrou com 1.276 metros, sendo que 1.271 metros foram totalmente revestidos com tubo. O poço será alimentado pela água do Aquífero Guarani, o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centroeste da América do Sul e ocupa uma área de 1,2 milhões de km², estendendo-se por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. "O poço está produzindo água na temperatura de 52 graus centígrados, o que é bom, pois a cada 100 metros de profundidade tem-se um acréscimo de três graus centígrados na temperatura da água. Alcançamos o aqüífero com 1.154 metros de profundidade, quando se perfuraram 120 metros no Arrenito Botucatu, rocha que compõe o aqüífero", destaca o geólogo.

Na manhã da quinta-feira, dia 2, a equipe de técnicos da Casan coletou a água extraída do poço para ser analisada nos laboratórios próprios e também pela empresa Itaí. Conforme Manzini, os resultados da qualidade da água estarão prontos até a próxima quarta-feira. De acordo com o diretor regional da Casan, Milton Sander, dentro de 60 dias vai ser feita a compra do equipamento necessário para a distribuição da água. Ele ressalta que antes da chegada do verão, provavelmente no mês de outubro ou novembro, a água já poderá ser distribuída para a população.

Anterior

Apae ganha agasalhos arrecadados na Feira de Pássaros

Próximo

Programa PJEC intensifica visitas às escolas parceiras

Deixe seu comentário