ALESC

Parlamento Jovem inicia com a posse de 40 estudantes e eleição da Mesa Diretora

Parlamento Jovem inicia com a posse de 40 estudantes e eleição da Mesa Diretora
Jeferson Baldo/Agência AL

O mais completo programa de letramento político organizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira iniciou, nesta segunda-feira, dia 24, sua 34ª edição, com a posse dos 40 representantes de oito escolas, de diferentes regiões do Estado. Em sua etapa final, o Parlamento Jovem se desenvolve na sede da Alesc.

Nesta fase, estudantes do Ensino Médio apresentam projetos desenvolvidos nos últimos meses em suas comunidades escolares. As proposições tramitam nos moldes do que acontece no parlamento real, com debates na comissão em que se discute a legalidade e a técnica das iniciativas (CCJ), para depois serem deliberadas em plenário.



Escolas Públicas e Privadas

O Parlamento Jovem já é realizado há 20 anos, mas só a partir do sétimo ano é que passaram a ser organizadas uma edição a cada semestre. Em períodos determinados, a Escola do Legislativo abre inscrições para escolas da rede pública e privada, interessadas em enviar suas representações.

A cada edição do projeto são sorteadas as próximas participantes. A seguir, as escolas contempladas, distribuídas por regiões, realizam eleições para escolher seus deputados, cinco titulares e dois suplentes. Formadas as bancadas, os estudantes escolhem o nome do partido que representará a comunidade. Nos meses seguintes, se dedicaram a desenvolver temas de projetos de lei, ou outras iniciativas próprias dos parlamentos. E recebem acompanhamento técnico do pessoal da consultoria parlamentar da Alesc.



Representantes de uma Sociedade Plural

Ao recepcionar 22 meninas e 18 rapazes que integram o atual Parlamento Jovem, durante a sessão de posse, o presidente da Escola, Alexandre Lencina Fagundes, lembrou que os 40 estudantes “representam a sociedade catarinense”, e que, vindo de diferentes regiões, formam o espectro de “uma sociedade plural, que é base do processo democrático”. Em seguida, houve uma palestra com o desembargador João Marcos Buch sobre "Os desafios da política - pensar uma democracia possível".

Ainda pela manhã, depois de empossados, os deputados jovens reuniram-se para escolher a mesa diretora do parlamento. Murilo Poier Martins, do Colégio Motivação, de Correia Pinto, foi eleito presidente desta edição. Aos 17 anos, ele acaba de completar o Ensino Médio e se prepara para cursar Educação Física e Nutrição. Com seus colegas de escola, que já participam do programa pela terceira vez, ele constituiu a bancada “Parlamento Jovem do Planalto Serrano”.



Argumentos para ser Presidente

Para superar um colega e uma colega na eleição em turno único, Murilo usou argumentos objetivos: “Entendo as atribuições de quem precisa organizar as atividades, porque já trabalhei seis meses no gabinete do prefeito de meu município, sou estagiário da tesouraria e já participei da campanha à Prefeitura”.

Ele também se envolveu com a organização do time que será um dos oito “partidos” representados no Parlamento. “Eu gosto de política, tenho vontade de participar, mas, apesar disso, ainda não me sinto preparado para pensar em me candidatar.”

A mesa eleita ainda tem como primeira vice-presidente Mayeli Casagrande Correia, do União da Juventude Popular, da E.E.B. (Escola de Educação Básica) São Miguel, de São Miguel do Oeste; o segundo vice Bruno Weslley Espíndola da Silva, do Aliança Jovem, da E.E.B. Bulcão Viana, de Praia Grande; o 1º secretário Murilo de Oliveira, do Partido Jovens em Ação, da E.E.B. Aleixo Dellagiustina, de Ituporanga; a 2ª secretária Lorena Marmentini Schühl, do Partido Parlamentarista Mafrense, do Colégio Mafrense; o 3º secretário Luiz Otávio Alves, do Partido Deveres e Conquistas, da E.E.B. Presidente Médici, de Joinville; a 4ª secretária Beatriz Rodrigues Vargas, do Estudantil João Silveira, da E.E.B. João Silveira, de Palhoça; e o suplente Matheus Schostak Ferreira, da Frente Popular das Periferias, da E.E.B. São José, de Fraiburgo.



Oratória e Argumentação

No período da tarde, os integrantes do Parlamento Jovem participaram de um treinamento sobre oratória e construção de discurso, com o professor Luciano Daudt da Rocha. Assistiram falas de integrantes de edições passadas do programa, opinaram sobre técnicas e receberam orientações sobre a construção de discursos, como a importância de ter conhecimento e argumentos sobre os temas abordados.

Mas, em especial, a importância de ter senso de respeito à Constituição Federal, sempre entendendo a importância do pensamento diverso num ambiente que preza a democracia.



Construção de Pareceres e Votos

Nesta terça-feira, dia 25, os parlamentares jovens iniciaram o dia com uma visita guiada pela Assembleia Legislativa. Depois, entraram em uma imersão técnica, para entenderem como se deve elaborar pareceres sobre iniciativas parlamentares, e como se encaminham as votações. A professora será Ilda Maria Gomes dos Santos, da consultoria parlamentar da Alesc.

A programação ainda conta, no período da tarde, com palestra sobre instrumentos de transparência na política, com a servidora Adriana Koerich, da Diretoria Geral da Alesc. Na sequência, eles acompanham as deliberações da ordem do dia da sessão plenária, e encerram a programação com uma visita ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD).




Agência AL

São Miguel do Oeste celebra engajamento e reforça importância da doação Anterior

São Miguel do Oeste celebra engajamento e reforça importância da doação

Alesc celebra 20 anos da Lei das Apaes e presta homenagens às instituições e lideranças Próximo

Alesc celebra 20 anos da Lei das Apaes e presta homenagens às instituições e lideranças

Deixe seu comentário