Palestra orienta idosos sobre a importância da alimentação saudá

O grupo de idosos que participa do projeto Corpo, Vida e Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Saúde

O grupo de idosos que participa do projeto Corpo, Vida e Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Guaraciaba em parceria com o Departamento de Esportes, participou de uma palestra com a nutricionista Gabrielle Oro. Com o tema "Alimentação Saudável para a Terceira Idade", a palestrante falou sobre a necessidade de associar atividades físicas com uma alimentação saudável e equilibrada. Também deu algumas dicas de alimentação, ressaltando os cuidados com hipertensão arterial, diabetes, colesterol, triglicerídeos, entre outras doenças comuns na terceira idade.

Para a nutricionista, o exercício, a dieta, o controle de peso e hábitos de vida adequados, juntos, podem melhorar a qualidade de vida dos idosos, prevenindo ou minimizando as mudanças decorrentes do processo de envelhecimento. A capacidade cardiovascular, massa muscular, força muscular e flexibilidade sofrem declínio com o avançar da idade e aumenta com a falta de movimentos do corpo. Apesar da importância da atividade física na vida das pessoas, grande parte delas mantém um estilo de vida sedentário. A atividade física na terceira idade traz muitos benefícios como o aumento da elasticidade, o fortalecimento da musculatura, o aumento da massa muscular, a melhora nas articulações, o aumento da capacidade pulmonar com melhora da oxigenação do organismo, a diminuição da perda óssea, evitando doenças como osteoporose, além de baixar a pressão arterial e a glicose.

Associada à atividade física, é fundamental que o idoso apresente uma dieta equilibrada em carboidratos, proteínas e gorduras. Conforme a nutricionista, a alimentação saudável atua de forma determinante no processo de prevenção, conservação e recuperação da saúde do idoso, que tem nesse momento de sua vida necessidade de reposição de alguns nutrientes como vitaminas, minerais e redução de outros como é o caso do sódio, que colabora para a retenção de líquido e que?@agrava a hipertensão arterial, comum na pessoa idosa. Além das dicas de alimentação, a nutricionista lembrou aos idosos que é preciso consumir bastante líquido, pelo menos oito copos de água por dia, porque?@ajuda o trato intestinal e a manutenção da hidratação corpórea. Ela ainda lembrou que uma alimentação equilibrada e saudável requer variedade e quantidades adequadas. Nenhum alimento fornece todos os componentes e nutrientes de que o corpo necessita para uma boa saúde.

O secretário de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Eloi Voigt, salienta que?@neste primeiro momento foram contemplados os idosos que praticam atividades físicas orientadas com o professor Joel Matiello, através do Projeto Corpo, Vida e Saúde, que hoje atende cerca de 90 pessoas, mas o objetivo é realizar a palestra sobre alimentação saudável com todos os idosos do município.

Anterior

Administração denuncia pagamento de obra não concluída

Próximo

Federação de Motociclismo aprova decisão do Campeonato na Expo 2009

Deixe seu comentário