Divulgados os roteiros da Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Meio Rural |
Marca Caminhos da Fronteira é lançada oficialmente
Nesta semana, o Extremo Oeste deu um novo e importante passo no fortalecimento do turismo e do desenvolvimento regional. Na noite desta terça-feira, dia 25, ocorreu no Clube Comercial, em São Miguel do Oeste, a solenidade de lançamento oficial da marca de turismo regional ‘Caminhos da Fronteira’. O evento, promovido pela Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de SC), contou com a presença de prefeitos e lideranças regionais, representantes de entidades e grupos culturais, além da secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif.
A programação especial, que contou com mais de 500 pessoas, foi marcada por apresentações culturais, apresentação oficial dos municípios que integram a Associação, posse dos membros titulares do Conselho de Turismo Caminhos da Fronteira, e o lançamento oficial da marca ‘Caminhos da Fronteira’, que tem o slogan ‘Viver passa por aqui’, com a exibição de um audiovisual que mostra os encantos e potenciais da região.
Para o presidente da Ameosc, prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, este é um momento muito importante. “É uma virada de chave em relação ao turismo, criando uma identidade local para mostrar quem somos e o que fazemos. Não só o turismo estará representado neste momento, mas também a partir do turismo nós vamos estar demonstrando para o Estado de SC, para o Brasil e para o mundo, quem somos, o que produzimos e o que fazemos”, destacou.
Ribas ressalta que foi feito um trabalho planejado para curto, médio e longo prazo. Conforme ele, este foi pontapé inicial, mas já está programado para muito tempo, com contratação de um turismólogo e contratação do Sebrae para fazer um trabalho a médio e longo prazo, para que tenha continuidade. O lançamento também serve para impulsionar a divulgação deste avanço regional. “A partir do momento que a gente for mais visto, vai ser mais lembrado, e com certeza isso trará frutos para toda a nossa região. O turismo vai mostrar quem nós somos”, salientou.
O presidente da Associação ainda enfatizou que muitos municípios da Associação já trabalham em relação ao turismo, mas essa iniciativa regional vai potencializar cada um e vai mostrar a vocação de cada município em relação ao turismo.
Presente no evento, a secretária de Estado do Turismo de SC, Catiane Seif, ressaltou a sua satisfação por estar presente em um momento tão importante para a região. “Estou muito feliz e honrada, para mim é um momento memorável, para Santa Catarina como Estado, e para o Oeste catarinense. Caminhos da Fronteira vem aí se posicionando como um destino de excelência, valorizando as nossas raízes, valorizando os nossos atrativos. Agora vamos passar para a segunda parte, uma vez consolidada e constituída a marca, vamos para a roteirização para atrair cada vez mais turistas, para ter as experiências maravilhosas que só nós aqui do Extremo Oeste temos a oferecer”, pontuou, destacando o seu encantamento com as paisagens e o povo acolhedor da região.
Catiane salientou que ser o estado mais seguro do Brasil e o mais bonito torna Santa Catarina destaque, e o lançamento da marca Caminhos da Fronteira é algo que precisa ser celebrado. “É uma região que se reconhece como turística, está lançando a sua marca e partindo para a promoção. Isso é louvável”, ressaltou.
O prefeito de São Miguel do Oeste, Edenilson Zanardi, também pontuou que a terça-feira foi um dia histórico e uma grande virada para o turismo da região da Ameosc e do Extremo Oeste. Zanardi salientou que a região da Ameosc se destaca em várias áreas, seja do comércio, na indústria ou no agronegócio, e prova disso, é que municípios da região foram homenageados nos últimos dias, devido aos bons indicadores.
PARCERIAS
Caminhos da Fronteira reúne centenas de negócios turísticos. Mais de 90% desses empreendimentos são micro e pequenas empresas. São elas que diariamente acolhem os visitantes, geram empregos, movimentam a economia local e levam o nome da região para fora de suas fronteiras. Considerando esse papel, não é por acaso que um dos grandes parceiros deste projeto é o Sebrae.
Parceiro histórico na região Extremo Oeste, o Sebrae vem contribuindo de forma direta para a qualificação dos empreendedores, para o fortalecimento dos negócios e para a viabilização dos projetos de desenvolvimento turístico.
Conforme o gerente regional do Sebrae no Extremo Oeste, Udo Trennepohl, além dessa parceria de desenvolver o projeto de turismo para a complementaridade dos municípios, dos 19 municípios em 15 é desenvolvida a iniciativa Cidade Empreendedora, que é uma política pública de desenvolvimento para os municípios.
Outro parceiro fundamental e estratégico do projeto turístico do Extremo Oeste é a IGR (Instância de Governança Regional) Caminhos da Fronteira, que atua lado a lado com empreendedores e gestores, coordenando o processo de regionalização do turismo, apoiando o planejamento dos municípios, organizando e priorizando projetos e articulando parcerias para transformar iniciativas isoladas em ações regionais consistentes.
Durante a solenidade de lançamento, o presidente da IGR Caminhos da Fronteira, Ricardo Scalco, destacou ser uma honra estar presente em um momento tão especial em que se celebram o lançamento da identidade visual da região turística Caminhos da Fronteira. Além de celebrar, Scalco recordou que em 1998, durante o Fórum Regional de Desenvolvimento Regional, nomes como Sisse Velozo, Maria Zanin e outras lideranças visionárias, deram o nome de Caminhos da Fronteira. Em 2013, esta iniciativa recebeu reconhecimento oficial como IGR, pelo Conselho Estadual de Turismo. Já em 2006, surgiu ‘Ar Livre Ecoturismo’, fundada por Anderson Cavasin, que se tornou uma grande indutora do turismo regional. A partir daí outros empresários se inspiraram e o trabalho de incentivo e fomento começou a ganhar força, abrindo caminhos para novas iniciativas e oportunidades.
Em 2021, com a nova gestão da IGR, o foco passou a ser o fortalecimento da Governança regional, papel planejado e executado em parceria com a Ameosc, buscando trilhar um único caminho com o intuito de consolidar o desenvolvimento turístico. O resultado foi uma grande evolução com o surgimento de segmentos como o turismo rural, ecoturismo, turismo religioso, de aventura, de contemplação, e agroturismo.
Scalco ainda lembra que em 2024 ocorreu a institucionalização da IGR Caminhos da Fronteira. Esse ato trouxe ainda mais profissionalismo e independência as ações da entidade, fortalecendo e unindo os empreendimentos que ela representa. “Hoje, podemos afirmar com orgulho que somos mais de 100 empreendimentos em operação, recebendo um fluxo turístico, que em 2024 ultrapassou as 200 mil pessoas. Vivemos um momento único de união e confiança, em que o setor público, setor privado e o terceiro setor caminham lado a lado sob a mesma bandeira: Caminhos da Fronteira. (...) Essa força coletiva nos mostra que quando acreditamos em nossos potenciais e trabalhos juntos, conseguimos transformar sonhos em realidade e dar visibilidade à região, que tem muito a oferecer ao Brasil e ao mundo”, ressaltou.
O presidente da IGR ainda pontuou que a identidade visual lançada nesta semana é mais que uma marca, é um símbolo de pertencimento, de orgulho e de esperança. “Representa cada história, cada esforço, e cada conquista que nos trouxe até aqui. Que os Caminhos da Fronteira sejam cada vez mais reconhecidos como destinos de experiências autênticas e transformadoras”, salientou.
Durante o evento, a Agência T12 apresentou detalhes da marca e identidade Caminhos da Fronteira, que tem como slogan Viver passa por aqui.
SAIBA MAIS
A Ameosc e seus 19 municípios representam uma população de quase 200 mil habitantes.
Mais sobre:






Deixe seu comentário