Epagri alerta produtores sobre alta infectividade de cigarrinhas-do-milho |
Inicia a Campanha de Vacinação Contra a Gripe e mais de 102 mil pessoas serão contempladas
Com o objetivo de reforçar as ações preventivas, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi antecipada. A ação iniciou na segunda-feira, dia 25 de março, e segue até o dia 31 de maio. Na regional, em torno de 102,9 mil pessoas fazem parte dos grupos contemplados com a vacina.
De acordo com a responsável pela Imunização na Supervisão Regional de Saúde, Dila Pozzatti, esta campanha de vacinação é voltada para os seguintes públicos: crianças de seis meses a menores de seis anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; trabalhadores da Saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas, menores de 18 anos; população privada de liberdade, acima de 18 anos; funcionários do sistema privado de liberdade; pessoas com comorbidades (hipertensas, diabéticas, ou outra doença que é considerada comorbidade); professores; profissionais das Forças Armadas; e pessoas em situação de rua.
A meta é vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários. “Esperamos ter muito êxito nessa campanha”, destaca a responsável pela Imunização na Supervisão Regional de Saúde, ressaltando que no último ano a adesão da população foi considerada baixa. Dila salienta que essa vacina é segura e realizada há vários anos. Conforme ela, as técnicas que atuam nas salas de vacinas também estão preparadas para atender bem, aplicar a vacina, e responder eventuais dúvidas da comunidade.
“Fizemos um convite para que a população não deixe de se vacinar, ou de levar aquela pessoa que precisa da vacina e que faz parte do grupo da vacina”, reforça. A profissional ressalta que a antecipação da campanha é bem-vinda, devido a mudança de temperatura, e para a pessoa ter imunidade contra esses vírus demora cerca de 15 dias.
Dila ainda aponta que o Dia D da campanha está programado para o dia 13 de abril. Nesta data, que será um sábado, as salas de vacinas e unidades de saúde ofertarão atendimento das 8h às 17h. A profissional destaca que em muitos municípios as equipes são criativas na realização da campanha, desenvolvendo atividades para as crianças e envolvendo toda a equipe. Alguns municípios também estão antecipando a oferta das doses em horário especial, e realizarão já no dia 6 de abril atividades voltadas para a campanha de vacinação contra a influenza.
Dila acrescenta que a Regional atende 30 municípios, que fazem parte do Extremo Oeste, e mais de 20 mil doses já foram distribuídas para todos os municípios para que na segunda-feira, dia 25, a vacina já estivesse disponível para a população.
SÃO MIGUEL DO OESTE
No município de São Miguel do Oeste, as doses da vacina contra a gripe estão sendo ofertadas na Sala Central de Vacinas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h. De segunda a sexta-feira, também é realizada a vacinação na unidade do bairro Agostini.
No momento da vacinação é preciso apresentar o Cartão SUS, Documento de Identidade e a Caderneta de vacinação.
SAIBA MAIS
Dila Pozzatti lembra que a Campanha de Vacinação iniciou em 1999, com o propósito de reduzir as internações, complicações e óbitos com relação a influenza, pois havia muito histórico de internação e gravidade por causa das doenças respiratórias. A ação contemplou inicialmente grupos pequenos, de idosos, e mais tarde mais grupos foram sendo contemplados.
Mais sobre:









Deixe seu comentário