SC é referência nacional na doação e transplante de órgãos |
Imigrantes: vida com muitas dificuldades

Depois da descoberta do Brasil, o processo de colonização demorou pelo menos três décadas para iniciar. E os primeiros imigrantes não encontraram por aqui o que sonhavam enquanto cruzavam o Atlântico em navios. A primeira expedição com objetivo de colonizar o novo território ocorreu em 1530, quando o rei de Portugal Dom João III, conhecido como "O Colonizador", enviou a primeira leva de portugueses. Núcleos de povoamento foram construídos no litoral brasileiro com a distribuição de lotes de terras, as sesmarias. A preocupação de Portugal era povoar o país para evitar as invasões de outros países. A colonização do Brasil passou por várias fases, todas elas ligadas à exploração, produção e comercialização de produtos. Iniciou com o Pau-Brasil e seguiu com os ciclos do Açúcar, Mineração e Café, entre outros.
A maioria dos imigrantes chegou ao Brasil para trabalhar nas lavouras. Colono era o trabalhador rural estrangeiro que veio para o Brasil logo após o fim da escravidão, no fim do século XIX, início do século XX, para substituir os escravos nas lavouras, em especial as de café. Eles trabalhavam em regime de colonato, ou seja, moravam em casas dentro da fazenda, trabalhavam nas lavouras e recebiam em troca uma parte da colheita ou então podiam cultivar para seu próprio sustento em certas partes de terra.
Eram trabalhadores livres e chegavam ao Brasil com o sonho de, com seu trabalho, comprar terras no país. Sonho este impensável na Europa de então. Mas as condições de contrato eram regulamentadas por lei e sempre beneficiavam mais os fazendeiros, que os trabalhadores. Assim, os colonos jamais liquidavam suas dívidas e continuavam dependendo do fazendeiro.
Mesmo assim muitos colonos conquistaram sua independência e até se tornaram grandes fazendeiros no país.
Hoje, no Sul do país, onde a imigração foi mais forte, a palavra ainda é usada para os trabalhadores rurais que tiram da terra seu sustento e para os descendentes dos antigos colonos. Existem as feiras dos colonos, onde eles vendem frutas, verduras, doces e artesanato.


Mais sobre:
Deixe seu comentário