CONQUISTA

Hemosc sinaliza criação de unidade em São Miguel do Oeste

Hemosc sinaliza criação de  unidade em São Miguel do Oeste
Divulgação

Um antigo sonho na área da saúde está prestes a sair do papel: a instalação de uma unidade de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em São Miguel do Oeste. A informação é do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB).
De Nadal explica que a área técnica do Hemosc, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, sinalizou que a região do Extremo Oeste realmente precisa de uma unidade de coleta, armazenamento e distribuição de hemoderivados.
“Essa é uma luta nossa de mais de uma década, e que está prestes a dar resultados positivos”, afirma o presidente da Alesc. Segundo ele, isso não ocorreu anteriormente devido à alegação de que a região não tinha demanda suficiente. “Agora, os novos estudos mudam o cenário”, destaca.
Nos dias atuais, todo o processo de coleta e distribuição de sangue ocorre somente na unidade do Hemosc de Chapecó. Isso cria diversas dificuldades, segundo o deputado, como o tempo que se perde com deslocamento e aumento de custos, por exemplo. Além disso, prejudica também as pessoas que têm o intuito de doar sangue e ajudar o próximo.
“Essa sinalização do Governo do Estado mudará para melhor o panorama da região de São Miguel do Oeste, composta por 21 municípios e população de 185 mil habitantes”, comemora De Nadal.
A implantação de uma unidade do Hemosc em São Miguel do Oeste é importante no processo de ampliação e reestruturação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, que contará com mais leitos e mais especialidades.
O parlamentar foi responsável por intermediar, junto ao Governo do Estado, o repasse de R$ 796 mil para a contratação do projeto arquitetônico que visa, justamente, ampliar a unidade. A obra está estimada em R$ 40 milhões.
“O momento não poderia ser mais adequado. A ampliação do hospital vai demandar ainda mais a instalação de uma unidade do Hemosc. Todos esses anos de luta estão dando resultados”, salienta.




Ascom

Aumento no número de casos de dengue exige atenção e cuidados redobrados Anterior

Aumento no número de casos de dengue exige atenção e cuidados redobrados

Dnit alerta para interdição total da BR-163/SC nesta segunda-feira Próximo

Dnit alerta para interdição total da BR-163/SC nesta segunda-feira

Deixe seu comentário