REGIÃO

Governador Jorginho Mello lança carreta da Saúde da Mulher em Dionísio Cerqueira

Governador Jorginho Mello lança carreta da Saúde da Mulher em Dionísio Cerqueira
Roberto Zacarias / Secom

No mês dedicado à prevenção do câncer de mama e à promoção da saúde feminina, o governador Jorginho Mello lançou nesta sexta-feira, dia 3, em Dionísio Cerqueira, a Unidade Móvel Saúde da Mulher. A iniciativa integra o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher e tem como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de ampliar e agilizar a realização de exames de mamografia em Santa Catarina.

“O Outubro Rosa é um chamado para lembrarmos da importância do cuidado com a saúde da mulher. Com essas carretas, vamos garantir que mais catarinenses tenham acesso rápido a exames essenciais, perto de casa, sem precisar enfrentar longas esperas. Eu entrei nas Unidades Móveis e está tudo muito lindo, organizado e com equipamentos de ponta. Isso só reforça o nosso compromisso com a saúde”, destacou o governador Jorginho Mello.

A carreta está equipada com mamógrafo, aparelho de ultrassom e conta com uma equipe multiprofissional formada por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem. Outra “Carreta da Mulher” também começou a funcionar nesta sexta-feira, em Lages, na Serra. O serviço funcionará das 7h às 17h, com possibilidade de ajuste conforme a localização do veículo.

“O lançamento das Unidades Móveis da Saúde da Mulher representa um avanço importante no cuidado preventivo. Essas carretas simbolizam o compromisso do Governo do Estado em investir na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, garantindo mais chances de tratamento eficaz e qualidade de vida para milhares de mulheres”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

As carretas irão percorrer as 17 Regionais de Saúde do Estado, contemplando todas as regiões. Após a permanência em Dionísio Cerqueira, a unidade segue para o Oeste, enquanto a carreta de Lages avançará em direção ao Alto Vale do Itajaí. As pacientes que aguardam na fila do Sisreg (Sistema de Regulação) serão chamadas conforme a ordem de espera.



Sobre o projeto

O investimento do Governo do Estado é de quase R$ 18 milhões, destinados a duas unidades móveis, que juntas realizarão, por ano, mais de 40 mil exames de mamografia e ultrassonografia de mamas, garantindo ainda o devido encaminhamento para a rede de saúde sempre que houver necessidade de acompanhamento complementar. Em contrapartida, caberá aos municípios indicar o local estratégico para a instalação das unidades, assegurando a infraestrutura mínima necessária para o pleno funcionamento do serviço.

“É uma parceria muito exitosa e nós ficamos felizes em estarmos recebendo a Carreta da Mulher no nosso município. Estaremos à disposição de todo o Extremo Oeste de Santa Catarina e com certeza esse serviço vai vir para ajudar muito as nossas mulheres. A prevenção sempre é a melhor ação. As mulheres, que já estão aptas a fazer os exames de mamografia e ultrassonografia das mamas, poderão procurar a unidade de saúde mais próxima da casa dela, onde serão referenciadas para atendimento aqui na unidade móvel, a partir da nossa fila única. O pessoal da unidade móvel vai estar agendando para que os municípios venham até a Dionísio Cerqueira fazer os exames gratuitamente”, destacou a prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Moreira Maran.




TV Secom

Valores do Programa de Incentivo aos Produtores Rurais estarão disponíveis a partir de 13 de outubro Anterior

Valores do Programa de Incentivo aos Produtores Rurais estarão disponíveis a partir de 13 de outubro

São Miguel do Oeste avança em pautas estratégicas durante agenda do prefeito na capital Próximo

São Miguel do Oeste avança em pautas estratégicas durante agenda do prefeito na capital

Deixe seu comentário