Facilidade de crédito deixa jovens endividados

Cada vez mais, os jovens têm acesso a serviços bancários, já que estes facilitam e muito as compras e pagamentos. No entanto, essa facilidade pode gerar algumas preocupações. Segundo um estudo realizado pela agência Namosca, especialista no universo jovem, essa faixa etária nunca esteve tão endividada. A consulta feita a estudantes de ensino superior das sete principais cidades do país mostrou que 86% possuem conta corrente, 77,3% conta poupança, 76,4% cartão de crédito, 84,9% cartão de débito e 62,3% cartão de lojas.

Os produtos bancários também aparecem na lista de itens que os jovens pretendem adquirir. Cerca de 10% querem um novo cartão de crédito, 7,1% pensam em conta poupança e 6,9% desejam um cartão de loja. Já 6,4% almejam uma conta corrente e 3,4% cartão de débito. 
Para o gerente da agência do BBBesc, em SMOeste, Rogerio Foresti, os jovens podem optar, junto aos pais, por muitas opções de contas. O perfil do jovem é que vai determinar a melhor opção, pois, segundo ele, as facilidades são muitas. Foresti ressalta que futuramente será quase inevitável que a maioria das pessoas tenha conta em banco e utilize o cartão para pagar as despesas. “Há uma tendência muito grande onde cada vez mais as formas de pagamento sejam efetuadas via cartão”. Para o gerente, dispor de benefícios bancários aos jovens também é uma ideia de fidelizá-los como clientes cada vez mais cedo, mas sem deixar de orientá-los para que não venham a ter perdas excessivas. 
A forte presença de produtos financeiros entre este público viabiliza a compra de bens. A pesquisa da agência Namosca aponta que 41% desses jovens  universitários das principais capitais do país têm carro. O item, aliás, foi apontado como sonho de consumo por 35,3% dos entrevistados.
A diversidade de bens possuída pelos jovens também é grande e, além de veículos como carros e motos (16%), incluem também equipamentos de lazer ou transporte como bicicleta (46%), por exemplo. A quantidade de alguns bens também é destacada. A maior parte dos jovens tem, em média, quatro pares de tênis e seis calças jeans. Destaque para os aparelhos celulares: 96% possuem ao menos um celular e 32% mais de um. Outros produtos que os jovens pretendem adquirir são itens de vestuário e informática: 35,1% dos jovens desejam comprar calças jeans de marcas famosas, 34,8% laptops e 28,7% pares de tênis. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa realizada pela agência Namosca com 729 estudantes das principais universidades do país nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.
Anterior

CDC passa a ser obrigatório

Próximo

Saúde amplia faixa etária para vacinação contra hepatite B

Deixe seu comentário